RC garantiu ter fontes de recursos, mas não vai pagar 13° do Bolsa Família pela 2ª vez

Em 2010, o então candidato disse que já tinha projeto mostrando viabilidade do pagamento

O governador Ricardo Coutinho (PSB) declarou, na manhã desta terça-feira (27), que o Estado não pagará o 13º salário do Bolsa Família pelo segundo ano consecutivo, como foi prometido por ele durante a sua campanha nas eleições estaduais de 2010.
Ricardo disse que ainda não é possível pagar 13º bolsa família devido à falta de recursos acarretada pela redução dos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE), mas em 2010, no mês de setembro, o então candidato disse no seu guia eleitoral (como comprova  o vídeo abaixo) que sua equipe já havia formulado um projeto mostrando a viabilidade do pagamento.
“Depois de estudo de viabilidade, junto com a nossa equipe de plano de governo, podemos conseguir encaixar no orçamento um projeto da maior importância para a população de baixa renda de nosso estado. No meu governo a Paraíba será o primeiro estado brasileiro a bancar o 13º do bolsa família”, disse.
Ainda no guia, Ricardo disse que a folha de pagamento do 13º custaria ao Estado R$ 45 milhões por ano, o que representa R$ 3,7 milhões por mês. “Isso nós podemos pagar”, afirmou categoricamente o então candidato.
O governador foi além e disse que iria “aprovar junto com a Assembleia Legislativa a destinação de recursos, que já existem, da FAC (Fundação de Ação Comunitária) e do FUNCEP (Fundo de Combate a Pobreza) e garantir o 13º integral do Bolsa família para mais de 1,5 milhões de pessoas”.
No entanto, mas cedo o governador disse que não podia pagar o 13º do bolsa familiar, pois teve que fazer um esforço muito grande para manter as contas do Estado em dia durante os dois de gestão. Segundo ele, este ano foi mais complicado ainda devido a redução do FPE em relação a 2011.
Veja Vídeo


Cristiano Teixeira
WSCOM Online

Comentários