Paraibanos vencem prêmio WEG de Inovação Tecnologica


studantes de Engenharia Elétrica do IFPB ficaram com o primeiro lugar

A Paraíba tem se destacado em vários prêmios de pesquisa na área de tecnologia. Esse bom desempenho se repetiu com a conquista do 1º lugar nas duas modalidades, graduação e pós-graduação, do 2º Prêmio WEG de Inovação Tecnologia. E o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) tem motivos para se orgulhar, já que venceu uma das categoria Graduação e teve um representante na outra. O resultado foi anunciado no dia 30 de novembro
Na modalidade Graduação o trabalho vencedor, Sistema Monofásico de Baixo Custo para Energia Eólica, foi desenvolvido pelos estudantes de Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa André Pedro Herculano (7º período) e José Diniz (4ºPerído), sob a orientação do Artur Dias. E a equipe vencedora na categoria Pós-Graduação, foi a da UFPB, que tinha entre seus componentes o professor do Núcleo Avançado de Guarabira do IFPB, Ruan Delgado.
O objetivo do concurso era identificar e premiar trabalhos que apresentem ideias, soluções e processos inovadores, dentro do segmento de atuação do Grupo WEG. Os projetos deveriam ter ênfase para sustentabilidade, conservação de energia, eficiência energética, proteção do meio ambiente e fontes renováveis de energia. Segundo o professor Artur, o projeto do IFPB se encaixava nos requisitos do prêmio, por isso ele e os estudantes resolveram se inscrever.
O objetivo da pesquisa foi produzir um conversor estático com um gerador de energia elétrica, a baixo custo, utilizando a energia eólica. Além de ser sustentável, de acordo com o docente, o diferencial do trabalho foi baixo custo de fabricação do equipamento.
Para o estudante José Diniz, foi muito importante participar do concurso realizado pela WEG Equipamentos Elétricos S.A, empresa brasileira que incentiva a inovação tecnológica valorizando as pesquisas dentro do país.
Tanto o orientador, como os estudantes destacaram que os trabalhos selecionados para a etapa final eram de alto nível e vieram de universidades de todas as regiões do país. “Foi muito importante para a Paraíba ter levado o 1º lugar nas duas categorias, na graduação e pós-graduação. E para o IFPB levar vencer na graduação e ter um representante na equipe vencedora da pós-graduação, mostra que o Instituto está no caminho certo”, avaliou o estudante José Diniz.
O professor Artur também destacou o resultado alcançado pelo estado dizendo que a essa conquista “evidencia que o potencial de produção tecnológica das instituições federais de ensino na Paraíba é imenso”.
Além do diferencial nas vidas pessoal e profissional do docente e dos estudantes, segundo o professor Artur, a vitória irá servir de motivação para o aparecimento de novas pesquisas. “Mais um ponto importante a se destacar é a consolidação do Instituto Federal da Paraíba na área de inovação tecnológica”, completou.
O professor Cícero Santos, que representou o professor Artur na etapa final do prêmio, disse que parcerias entre o IFPB e a WEG poderão ser estabelecidas, já que os executivos da empresa se mostraram interessados nas pesquisas realizadas pelo instituto.
“Agradeço ao CNPQ e a Pro-Reitoria de Pesquisa do IFPB pelo apoio, e em especial ao pessoal do curso de Engenharia Elétrica da UFPB, que disponibilizou a plataforma do laboratório de Eletrônica e Potência, onde colhemos os resultados da pesquisa”, salientou o professor Artur. O docente destacou, ainda, a contribuição de outros professores da Área de Indústria do Campus Pessoa, entre eles Cícero Santos, Eduardo Vidal e Edgard Lopes.
E o estudante José Diniz agradeceu a atuação do orientador, professor Artur, na preparação para apresentar o trabalho, já que por estar no início do curso, não tinha visto em sala de aula boa parte dos conhecimentos utilizados na elaboração do projeto. “O professor praticamente me deu aulas particulares para que eu ficasse nivelado. Sou muito grato a ele, porque normalmente um aluno do 4º semestre não tem a oportunidade de participar de um projeto como esse”, revelou José Diniz.
WEG Equipamentos Elétricos S.A.
É uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, que atua nas áreas de comando e proteção, variação de velocidade, automação de processos industriais, geração e distribuição de energia e tintas e vernizes industriais.
No país, o grupo tem sua sede e principais unidades industriais em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Suas demais fábricas estão espalhadas por Rio Grande do Sul (Gravataí), Santa Catarina (Blumenau, Guaramirim, Itajaí e Joaçaba), São Paulo (São Paulo, São Bernardo do Campo e Monte Alto), Amazonas (Manaus), Espírito Santo (Linhares).
No exterior, a WEG possui unidades fabris na Argentina, México, Estados Unidos, Áustria, Portugal, África do Sul, China e Índia, além de instalações de distribuição e comercialização nos Estados Unidos, Venezuela, Colômbia, Chile, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, França, Espanha, Itália, Suécia, Austrália, Japão, Cingapura, Índia, Rússia e nos Emirados Árabes Unidos.

Da Redação (com Assessoria)
WSCOM Online

Comentários