No Dia da Independência: o rádio completa 90 anos no Brasil


Da Redação com Rádio Tabajara
No Dia da Independência: o rádio completa 90 anos no BrasilImagem ilustrativa
No dia em que o Brasil completa 190 anos de independência, comemora-se, também, 90 anos da chegada do rádio no Brasil. Veja um pouco da história do rádio no país:
O padre-cientista brasileiro Roberto Landell de Moura foi o precursor nas transmissões de vozes e ruídos, pioneirismo científico universal na área das telecomunicações. Em 1904, ele patenteou o transmissor de ondas sonoras.
Nos Estados Unidos, foram anos de pesquisas, tentativas e aprimoramentos até Lee Forest instalar a primeira "estação-estúdio" de radiodifusão, em Nova Iorque, no ano de 1916. Aconteceu então o primeiro programa de rádio que se tem notícia. Ele tinha conferências, música de câmara e gravações. Surgiu também o primeiro registro de radiojornalismo, com a transmissão das apurações eleitorais para a presidência dos Estados Unidos.
A primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil foi o discurso do Presidente paraibano Epitácio Pessoa, no Rio de Janeiro, em plena comemoração do centenário da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1922. O discurso aconteceu numa exposição, na Praia Vermelha - Rio de Janeiro e o transmissor foi instalado no alto do Corcovado, pela Westinghouse Electric Co. 
Na Paraíba, o rádio começou em 1930 com a pioneira Rádio Clube da Paraíba e, ao longo dos anos, cresceu bastante. Hoje a Paraíba tem centenas de emissoras de rádio com programas que atendem a diversos gostos e estilos.

Comentários