Jogo baixo: pessoas são detidas por distribuir material apócrifo contra Cícero Lucena


Janildo Silva
Jogo baixo: pessoas são detidas por distribuir material apócrifo contra CíceroImagens: Walla Santos
Atualizada às 23h59.
Dois homens foram detidos na noite de hoje, nas proximidades do Parque Sólon de Lucena quando distribuíam panfletos apócrifos contra o candidato a prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PSDB).
No panfleto eram feitas várias acusações contra o candidato tucano.
ClickPB conseguiu flagrar parte da distribuição, onde os responsáveis pelo crime pareciam possuir farto material para denegrir a imagem do candidato.
Após serem detidos, todos os acusados foram conduzidos ao Cartório eleitoral da 64ª Zona e após terem seus depoimentos colhidos foram liberados, sem revelar quem é o responsável pela confecção do material apócrifo.
Segundo o chefe do cartório da 64ª Zona Eleitoral, Sérgio Grisi, a quadrilha, com cerca de oito pessoas, que ainda não foram identificadas, estava distribuindo os panfletos apócrifos no início da noite. Após denúncia feita ao plantão eleitoral, duas pessoas foram detidas para averiguações e as outras conseguiram fugir dos fiscais. Elas foram levadas para a 76ª Zona Eleitoral, onde foram ouvidas ainda na noite desta terça-feira (21). 
Apesar de ser considerado apócrifo, o panfleto recebe a assinatura do Movimento de Moradia de Interesse Social (Movis).
Grisi explicou que os crimes estão definidos nos artigos 323 e 324 do Código Eleitoral Brasileiro, e disse que esta é a primeira apreensão de panfleto apócrifo na campanha eleitoral deste ano. Conforme o chefe do cartório da 64ª Zona Eleitoral, há indícios da participação de um menor no crime e, nem o mandante, nem o mentor intelectual, tiveram seus nomes revelados.

Um dos homens detidos em flagrante declarou à imprensa que recebeu R$ 50 de um homem que dirigia um veículo Ford F-250 e uma sacola com o material a ser distribuído no centro da cidade. 
De acordo com José Ronald de Farias, um dos advogados da Coligação Por Amor a João Pessoa, Sempre, "o ato é um crime gravíssimo, passível de detenção, e a participação de um menor agrava a punição. Em suma, uma ação suja e que fere a democracia".
Inoperância da Polícia
Um dos advogados que acompanhou o caso de perto relatou a equipe do ClickPB que solicitou apoio de uma viatura para que efetuasse a apreensão do material e conduzisse os responsáveis pelo crime ao cartório, mas os policiais se recusaram a faze-lo, afirmando que esta era uma tarefa dos fiscais do TRE/PB.
O fotógrafo do ClickPB, Walla Santos, chegou a ser ameaçado por alguns dos acusados de distribuir os panfletos.
panfletagem
panfletagem
panfletagem
panfletagem
panfletagem
panfletagem
panfletagem

panfletagem
panfletagem
planfleto
Veja um trecho da panfletagem ilegal realizada na noite de hoje (21) no parque Solon de Lucena, confira o video completo nesta Quarta-feira no ClickPB.

Comentários