Morre no Rio, aos 91 anos, o cardeal Dom Eugenio Sales


Ele estava no Palácio Apostólico do Sumaré, na Floresta da Tijuca, zona norte carioca.
Brasil | Em 10/07/12 às 11h21, atualizado em 10/07/12 às 11h24 | Por Da Redação, com R7
Internet
O mais antigo cardeal da Igreja Católica morreu por volta das 23h, por causas naturais
Morreu no fim da noite desta segunda-feira (9), aos 91 anos, o arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal Dom Eugenio Sales, de causas naturais. Ele estava no Palácio Apostólico do Sumaré, na Floresta da Tijuca, zona norte carioca.

O corpo chegará à Catedral de São Sebastião às 12h desta terça-feira (10), onde acontecerá o velório do cardeal, com missas de duas em duas horas. Na quarta-feira (11), o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidirá a missa exequial seguida do sepultamento na cripta da mesma Catedral.

Dom Eugenio de Araujo Sales era o mais antigo cardeal da Igreja Católica. Natural de Acari, interior do Rio Grande do Norte, chegou a ser candidato a papa, após a morte de João Paulo 1º, em 1979. Ele era amigo pessoal do papa João Paulo 2º e também do atual papa Bento 16.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, lamentou a morte e decretou luto oficial de três dias no Estado.

— Dom Eugenio Sales era amado pelo povo do Rio de Janeiro. Nas últimas décadas, a sua liderança religiosa foi a mais importante do nosso Estado. Vamos decretar três dias de luto.

O prefeito Eduardo Paes também decretou luto de três dias e divulgou a seguinte nota de pesar: "Dom Eugenio Sales zelou por nossa cidade durante décadas. Grande homem de Deus, ele será sempre lembrado por sua sabedoria, a força de seus ensinamentos, a perspicácia com que comunicava e defendia sua fé e o exemplo de caridade nos anos mais difíceis da história brasileira. Que ele continue protegendo e abençoando o Rio e os cariocas".

Comentários