REABERTAS INSCRIÇÕES PARA A FIAT PERNAMBUCO



A Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) reabriu as inscrições para o cadastro da mão de obra que será capacitada para trabalhar na construção e montagem da Fiat, em Goiana. O calendário oficial para seleção foi do dia 5 a 15 deste mês, mas precisou ser estendido porque faltou preencher vagas para algumas categorias profissionais. A expectativa é que o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), interceda junto ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), para que dessa vez os paraibanos possam realizar as inscrições para trabalhar na empresa. O PolêmicaPB trouxe a informação em primeira mão.
O secretário Antônio Carlos Maranhão explica que alguns municípios tiveram apenas um dia para inscrição e faltou preencher vagas em algumas das 15 categorias profissionais listadas.
A primeira fase da capacitação vai oferecer 6.782 vagas, mas a ideia era cadastrar 10.173 pessoas para ficar com uma lista de reserva, que seria acessada em caso de desistências ou outros problemas. Até agora, a STQE contabiliza 9 mil inscritos nas 13 cidades que integram o polo automotivo, faltando portanto preencher pouco mais de mil vagas. O resultado dos selecionados estará disponível no site da STQE e nos municípios participantes.
“Na listagem já estará definido se o candidato vai primeiro passar por um reforço de escolaridade em português e matemática, ministrado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), ou se seguem direto para a qualificação profissional. O programa vai formar ajudantes, auxiliares de almoxarifado, armadores, almoxarifes, apontadores, azulejadores, carpinteiros, encanadores, encarregados de obras, operadores de máquinas pesadas, pedreiros, pintores, serventes, supervisores de montagem e ajudantes de montagem, com a expertise do Senai. “Terá que passar pelo reforço quem não comprovar escolaridade de ensino fundamental”, explica Maranhão.
Os cursos começam no dia 2 de janeiro de 2012 e terão duração variável, podendo chegar a até 200 horas-aula. A previsão é que a Fiat comece a aproveitar esses profissionais a partir de março ou abril do próximo ano. “Naturalmente não vamos formar os 6.782 trabalhadores ao mesmo tempo. A divisão das turmas ainda não está definida porque, entre outros detalhes, precisamos analisar as inscrições e observar o número de candidatos que vão precisar do reforço escolar”, diz.
O Grupo Fiat escolheu o município de Goiana para instalar uma montadora de veículos com capacidade para produzir 250 mil unidades por ano. A fábrica vai receber investimento de R$ 4 bilhões e gerar 4.500 empregos diretos quando entrar em operação, em 2014. A terraplenagem aguarda apenas liberação da licença ambiental. (Jornal do Commercio)

Comentários