Minicom propõe mudanças nas licitações de radiodifusão Imprimir E-mail
Medida visa inibir a participação de laranjas nas concorrências públicasFoto: Herivelto Batista
Genildo_400px_IMG_3615
Secretário de Comunicação Eletrônica do MiniCom, Genildo Lins
Brasília, 29/07/2011 – O Ministério das Comunicações já encaminhou para a Casa Civil a proposta de mudanças nas licitações de radiodifusão, que prevê, por exemplo, o aumento da caução para participar da concorrência e o pagamento da outorga em parcela única. O objetivo é evitar a presença de empresas sem condições econômicas.

O secretário de Comunicação Eletrônica do MiniCom, Genildo Lins, está negociando diretamente o texto com a Casa Civil. Ele explica que, segundo a proposta, a caução para participar da licitação aumentaria de 0,5% para pelo menos 5% do valor do contrato.

“Queremos estabelecer mecanismos para coibir que empresas em nomes de “laranjas” participem das licitações realizadas pelo governo e obtenham outorgas. O ministério vem prezando pela transparência e vamos adotar uma política de austeridade para identificar e coibir esse tipo de prática”, afirma Genildo Lins.

A proposta também traz mudanças na forma de pagamento da outorga. Atualmente, segundo Genildo, as empresas pagam 50% do valor quando assinam os contratos e os outros 50% são pagos um ano depois. Agora, a ideia do ministério é trabalhar com uma parcela única.

As medidas ainda precisam ser aprovadas pela Presidência da República antes de serem consolidadas num decreto.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Comunicações
imprensa@mc.gov.br
www.mc.gov.br
www.conexaominicom.mc.gov.br
(61) 3311 6587
Publicado em 29/07/2011
 

Comentários