Servidores negociam com Estado e decidem suspender greve

07/07/2011 07:07
Leia mais
MPT recomenda suspensão de greve; funcionários negociam com Estado
Greve na Cagepa suspende 500 atendimentos por dia só em CG
Protestos marcam inauguração do Hospital de Trauma de Campina
Karoline Zilah
Os funcionários da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), que estavam em greve desde a última segunda-feira (4), decidiram suspender a paralisação durante assembleia realizada na noite da quarta-feira (6) com cerca de 350 trabalhadores. Apenas a unidade da Cagepa em João Pessoa não teve os serviços parados esta semana.
As negociações aconteceram na quarta-feira em João Pessoa. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb), Wilton Maia, a direção da empresa e o secretário da Casa Civil, Lúcio Flávio, sinalizaram para um primeiro avanço nas negociaçõs: a contratação de 252 concursados para o órgão, em substituição aos comissionados que ocupam cargos atualmente.
Outro pleito que poderá ser atendido é a compra dos equipamentos de proteção individual (EPI), ferramentas e fardas, além do abono das faltas dos trabalhadores que participaram da greve. A falta de equipamentos de segurança foi flagrada por uma equipe do Paraíba1, enquanto funcionários do órgão trabalhavam numa rua no bairro de Tambiá, em João Pessoa.
Já o acordo coletivo que define o reajuste salarial para a categoria será negociado na próxima sexta-feira (8).
Para Wilton Maia, os trabalhadores saem do movimento fortalecidos. “Levamos para a assembleia a proposta do encerramento da greve, visto que tivemos conquistas significativas. A contratação de 252 concursados e o inicio das demissões dos cargos comissionados foram passos importantes para a Cagepa começar uma nova história”, explicou.

Comentários