RADAR POLÍTICO 365


Paraibanos de olho na nova fábrica da Fiat em PE


Instalação de complexo da montadora na divisa do estado, gerando mais de 5 mil empregos, vai beneficiar várias cidades
Luiz Carlos Lima // luizlima.pb@dabr.com.br

Mais de cinco mil novos postos de emprego são os números iniciais que a nova fábrica da montadora italiana Fiat, que será instalada no município de Goiana (PE) promete nos próximos anos. O município que receberá o novo polo de fabricação de carros no país (o maior polo produtor da marca no mundo está instalado em Betim, Minas Gerais) fica na divisa entre os estados de Pernambuco e Paraíba e diversas cidades paraibanas comemoram a proximidade geográfica com a nova fábrica e as oportunidades de empregos que serão geradas por ela. Municípios da Região Metropolitana de João Pessoa, como Alhandra, esperam turbinar suas economias com a farta oferta de trabalho.


Fábrica pernambucana será uma das maiores do país, juntamente com a da própria marca que funciona em Betim (MG). Foto: Fiat/Divulgação.
Campina Grande também deve sair lucrando com a instalação do complexo da montadora de veículos como o Punto, Linea e Pálio. A cidade instalada no Compartimento da Borborema é um dos principais polos de tecnologia do país e também um dos maiores polos educacionais do Nordeste, com universidades e institutos de educação profissional, a exemplo do Senai e IFPB. Com esses fatores a favor, a "Rainha da Borborema" deve se tornar um dos principais fornecedores de mão de obra qualificada para o projeto.

Com a nova fábrica, os municípios do entorno de Goiana ganharão mais uma atividade econômica, deixando a tradicional cultura da cana de açúcar para intensificar a metalurgia na região. A ideia inicial da Fiat é que sejam produzidos, na unidade de Goiana, cerca de 200 mil novos carros por ano.

No município de Alhandra, cuja viagem à Goiana não ultrapassa os 15 minutos, a notícia foi recebida com comemoração. Segundo o secretário de Administração de Alhandra, Jaimacy Oliveira, a cidade deverá ser uma das mais beneficiadas com a oferta de empregos. "Será mais uma oportunidade de aquecermos a economia da região. Já temos uma relação muito boa e de proximidade com Goiana porque usamos o comércio e até bancos daquela cidade. Uma fábrica desse porte será uma oportunidade fundamental para nossos moradores", afirma.

Necessidades

De acordo com o presidente da Federação de Indústrias da Estado da Paraíba (Fiep), Francisco Benevides Gadelha, a instalação da Fiat em Goiana vai trazer benefícios em toda a redondeza, inclusive a Paraíba. "Aqui, além da geração de emprego, temos que começar a pensar no fornecimento de autopeças e realizar um estudo das necessidades da Fiat. Já temos empreendedores com essa capacidade e se pensarmos bem é mais fácil para a Fiat receber autopeças de João Pessoa do que de Recife, principalmente por causa do fluxo de veículos", afirmou Benevides.

A reportagem tentou entrar em contato com a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, Margareti Bezerra Cavalcanti, para comentar sobre o assunto, mas ela se encontrava em seguidas reuniões.

Saiba mais

Municípios paraibanos que podem ser beneficiados:

João Pessoa

Santa Rita

Bayeux

Cabedelo

Campina Grande

Alhandra

Caaporã

Pitimbu

Conde

Pedras de Fogo

Juripiranga

Itabaiana

Comentários

Mais Vistas do Blog

Adolescente é morto a tiros enquanto caminhava em via pública em Goiana

MÉDICO WELLINGTON MARTINS FOI PRESO DENTRO DE AGÊNCIA BANCÁRIA NO CENTRO DE CARUARU.

PREFEITURA DE GOIANA DIVULGA PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO GOIANATAL 2025

PM recupera veículo roubado e prende cinco homens armados no Litoral Sul do Estado

Rede clandestina de aborto e tráfico de remédios controlados é alvo de operação na Paraíba e em mais seis estados

Prefeitura de Caaporã realiza sorteio de 60 casas para famílias em situação de vulnerabilidade