Educação : Treinamento

Educação

Prefeitura Municipal de Caaporã em parceria com a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) promoveu nesta quinta-feira (07), um curso para as merendeiras do município. O curso é direcionado para a transformação dos alimentos, que são fornecidos pelos agricultores locais envolvidos no programa de Agricultura Familiar, em merenda de boa qualidade.


No curso, foram apresentados alguns cuidados na manipulação dos alimentos como: Higiene e apresentação pessoal do manipulador, higiene dos equipamentos, higiene dos utensílios, higiene do local e a higiene das embalagens, assim como também foram passadas as formas de fabricação e transformação dos subprodutos em pratos prontos para consumo.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) beneficia 47 milhões de estudantes das redes públicas federal, estaduais e municipais e tem um orçamento para 2010 de R$ 3 bilhões. A Resolução 38/2009 do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estabeleceu que no mínimo 30% do total de recursos financeiros do PNAE deve ser gasto pelos administradores do ensino público na aquisição de alimentos diretamente dos agricultores ou empreendimentos rurais familiares, cooperativas e associações da agricultura familiar.

A orientação do FNDE é que as escolas sejam abastecidas com produtos da agricultura familiar, o que estimula a economia local, possibilitando a diversificação da produção, o aumento da renda e dos conhecimentos técnicos dos produtores, inclusive dos mecanismos de comercialização de seus produtos. Todos os envolvidos são diretamente beneficiados: a agricultura familiar ganha alternativas de comercialização e diversificação; os alunos das redes públicas terão alimentos mais saudáveis, da época e das culturas regionais; nos municípios estará toda a cadeia da produção à comercialização; o meio ambiente terá impactos positivos através da redução de emissões de CO2 pela diminuição das necessidades de armazenamento, industrialização e transportes distantes.

Comentários