Humberto Costa retoma no Congresso debate sobre financiamento da saúde


Senador retoma debate sobre financiamento da saude

O senador Humberto Costa (PT - PE), apresentou ao Congresso o projeto de Lei de Responsabilidade Sanitária que propõe a criação de um instrumento legal para estabelecer obrigações e definir responsabilidades para os gestores  dos recursos destinados à saúde pública, nas esferas federal, estadual e municipal. Humberto Costa é médico e já exerceu oscargos de secretário de Saúde do Recífe e ministro da pasta, ainda no Governo Lula, portanto, com larga experiência na área.
“O Brasil gasta pouco em saúde pública em comparação a outros países que adotam um modelo de atendimento universal, como o nosso. Mas a verdade é que o Brasil também gasta mal esses recursos”, afirmou Humberto Costa, em discurso no plenário.
 
E disse mais: “Não podemos retomar o debate, absolutamente necessário, sobre o financiamento da saúde sem garantia de que os recursos serão aplicados de forma lícita e transparente, e que os maus gestores serão devidamente responsabilizados e punidos,” avaliou.
 
O projeto cria mecanismos que asseguram a transparência na execução e fiscalização das políticas públicas de saúde, define mecanismos de ajuste de conduta em casos de não cumprimento e estabelece punições administrativas e criminais para casos de gestão fraudulenta.
 
Segundo Humberto, a única maneira de hoje enfrentar casos de má gestão é suspender a transferência de recursos do Ministério da Saúde a Estados e Municípios até que os serviços prestados sejam comprovados. Além de não punir o mau gestor, a medida prejudica a execução das políticas de saúde pública e cria transtornos ainda maiores para os usuários do SUS.
 
Se aprovada, a lei terá como conseqüência o fortalecimento do SUS, que foi um ganho inestimável para a sociedade brasileira criado pela Constituição Federal de 1988 mas que carece, exatamente, de mecanismos de responsabilização dos gestores.
Da Redação com assessoria
WSCOM Online

Comentários

Mais Vistas do Blog

Vereador de Goiana sofre acidente

ACIDENTE NA PE-75 EM GOIANA

Ministério Público aponta irregularidades, pede afastamento de temporários e contratação imediata de aprovados em Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Alhandra; confira documento

Colisão entre dois veículos em Condado

Denúncia de Mãe: Escola de Catuama em Caos após Demissão da Diretora

Comerciantes de Goiana comentam o retrocesso na nova gestão