ASTUG ganha aumento milionário em repasse da Prefeitura enquanto debate sobre transparência continua
A Associação dos Estudantes e Técnicos Universitários de Goiana (ASTUG), que por anos foi alvo de críticas de estudantes e políticos locais, saiu fortalecida com a renovação do convênio firmado com a Prefeitura de Goiana. O novo contrato, assinado na terça-feira (26), garante não apenas a continuidade do repasse mensal, mas também um acréscimo de 2% no valor, que já chega a R$ 432.588,00.
A decisão é comemorada por parte dos universitários, já que encerra a cobrança da taxa mensal de R$ 40, mas reacende o debate sobre o peso da entidade para os cofres públicos. O prefeito Marcílio Régio determinou que a Prefeitura assuma parte dos custos administrativos da ASTUG, garantindo sua operação sem onerar os estudantes, mas transferindo ainda mais responsabilidades financeiras para o erário municipal.
Por anos, a ASTUG enfrentou questionamentos sobre falta de transparência e qualidade do serviço prestado. A entidade também foi alvo de cobranças de fiscalização mais rigorosa e passou por forte desgaste na opinião pública. Agora, além de receber aumento no repasse, vê sua atuação legitimada pela atual gestão, que sustenta a medida como promessa de campanha cumprida.
“Essa era uma antiga reivindicação dos estudantes que prometemos atender e estamos cumprindo”, declarou o prefeito Marcílio durante a cerimônia, que contou com secretários, vereadores e o procurador-geral do município.
Para José Philipe, presidente da ASTUG, a renovação inaugura uma nova fase. “O prefeito ouviu todos os estudantes e a Associação, criando uma nova situação que vai ficar melhor para todos”, afirmou.
Com informações do Blog do Felipe Andrade
Comentários
Postar um comentário