RADAR POLÍTICO 365


O cálculo do governo Lula sobre a chance de Bolsonaro ir direto para uma prisão domiciliar

 O presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Por Bela Megale/O Globo

Integrantes do governo Lula próximos ao Judiciário e pessoas que conhecem os meandros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que, num cenário de condenação de Jair Bolsonaro, ele deve cumprir pena em prisão domiciliar.

A leitura é que a saúde delicada do ex-presidente, em decorrência da facada que sofreu em 2018 e das cirurgias que fez no intestino, pesarão de maneira decisiva na definição da pena, caso Bolsonaro seja condenado por tentativa de golpe.

O caso do ex-deputado federal Nelson Meurer, que morreu em 2020 após ser infectado pela Covid-19 depois de uma série de negativas do STF para ir para a prisão domiciliar, é visto como um “trauma” na corte e que deve influenciar no caso do capitão reformado. Condenado na Lava-Jato, Meurer tinha 77 anos.

Entre integrantes do governo que conhecem bem a corte há a avaliação de que o Supremo não vai se arriscar a passar por uma situação parecida, ainda mais com um ex-presidente.

Como informou o Blog de Andréia Sadi, aliados do ex-presidente dão como certa a condenação de Bolsonaro. Diante disso, afirmam que o objetivo hoje é preparar terreno para a prisão domiciliar.

Esse seria um dos motivos do tom ameno, com direito a pedido de desculpas, adotado pelo capitão reformado com o ministro Alexandre de Moraes em seu depoimento, na semana passada.

Como informou a coluna, a defesa de Bolsonaro tem apostado nas novas mensagens atribuídas a Mauro Cid para enfraquecer o processo da trama golpista.

O diálogo publicado pela revista Veja traz críticas supostamente feitas por Cid ao STF, à Polícia Federal e à maneira como seu acordo de delação foi conduzido. Mesmo com o material, aliados de Bolsonaro não acreditam que uma eventual anulação do acordo do ex-ajudante de ordens possa livrar o capitão reformado da condenação.

Comentários

Mais Vistas do Blog

Jovem é executado a tiros em Nova Goiana; mãe lamenta profundamente a perda do filho

Homicídio é registrado na noite desta quinta-feira (07) na Praia de Acaú-PB

Paulista registra dois homicídios em menos de quatro horas

Pais denunciam condições precárias no transporte escolar de crianças no Engenho Dois Rios, em Goiana

HOMEM É MORTO A TIROS NO BAIRRO DE AFOGADOS, RECIFE (PE)

Homem de 32 anos é morto com tiro à queima roupa após desentendimento em bar na cidade de Cajazeiras; Veja vídeo