TEJUCUPAPO CELEBRA A CORAGEM DAS HEROÍNAS COM ENCENAÇÕES HISTÓRICAS






A resistência e bravura das Heroínas de Tejucupapo voltaram a emocionar o público neste fim de semana, durante a 32ª edição do tradicional Teatro da Batalha das Heroínas de Tejucupapo. Realizado pela Associação Grupo Cultural Heroínas de Tejucupapo, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Goiana e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural.


Na tarde do dia 25 de abril, as trincheiras da comunidade de Megaó receberam uma aula viva de história com a apresentação teatral da Batalha das Heroínas, direcionada para cerca de 2 mil alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino. Já no domingo, 27 de abril, cerca de 3.500 pessoas prestigiaram a encenação aberta ao público, que reviveu um dos momentos mais emblemáticos da luta pela liberdade no Brasil.


O espetáculo rememora o episódio ocorrido em 1646, em Tejucupapo, zona da mata de Pernambuco, quando um grupo de mulheres — conhecidas como as "4 Marias" (Maria Camarão, Maria Quitéria, Maria Clara e Maria Joaquina) — liderou a resistência contra soldados holandeses que tentavam invadir a região. Sem armamento convencional, as mulheres utilizaram paus, panelas, água fervente, pimenta e o que mais tinham à disposição para enfrentar os invasores, conseguindo expulsá-los e defender suas terras.


Considerada uma das primeiras batalhas no Brasil protagonizadas por mulheres, a história das Heroínas de Tejucupapo é um símbolo de coragem, determinação e amor à terra natal. A encenação anual reforça a importância de manter viva essa memória e homenagear as mulheres que marcaram a história com seu heroísmo.

Comentários

Mais Vistas do Blog

GOIANA RECEBE SELO DIAMANTE SEBRAE

Suspeitos de homicídios e ligados a facções criminosas são presos durante operação em Alhandra

Duplo homicídio: homens são perseguidos e mortos a tiros em Mata Redonda, distrito de Alhandra

Em Goiana, Marília Arraes, Heriberto Medeiros e Joaquim Lira arrastam multidão com Eduardo Batista

Idoso é preso em Goiana após decapitar coruja e beber seu sangue; arma e munições são apreendidas

Goiana realiza 9ª Caminhada dos Povos de Terreiros