RADAR POLÍTICO 365


Sesc Ler Goiana celebra a Consciência Negra com semana de atividades culturais

 

Projeto Jornadas do Corpo celebra as ancestralidades na dança com agenda de performances e bate-papos

 

Entre os dias 18 e 22 de novembro, o Sesc Ler Goiana traz a 2° edição do evento Jornadas do Corpo. Promovida pela escola de dança da unidade, a programação gratuita e aberta ao público conta com espetáculo, roda de conversa e ensaio voltados para o tem “Corpos Negros em resistência”, em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado na próxima quarta-feira (20). São esperados, aproximadamente, 200 visitantes durante todo o evento.

 

“A dança não é só uma forma de expressão corporal, ela traz uma bagagem cultural que vem se difundindo ao longo dos anos e precisa ser preservada. Juntamente com a nossa escola de dança, o Sesc leva para o público, um pouco da tradição dos povos negros, suas raízes e ritmos importantes na diversidade cultural da nossa região”, afirma Letícia de Fátima Morais, instrutora de atividades artísticas do Sesc Ler Goiana.

 

A programação tem início nesta segunda-feira (18), a partir das 14h30, com o “Experimento RIO”, que surgiu a partir da leitura do livro “Tudo é Rio”, de Carla Madeira. Juntamente com as mulheres da turma de dança da terceira idade do Sesc Ler Goiana, esse experimento irá unir ritmos de ciranda e coco de roda em ensaio aberto ao público realizado no teatro da unidade.

 

Já na terça-feira (19), a agenda será com o grupo Manifesto Popular Cultural, que vem apresentando o “Espetáculo Raízes e Ritmos: Dançando a Cultura Popular”, trazendo trechos da dança do caboclinho, frevo, maracatu, cavalo marinho e ciranda, a partir das 15h, na Galeria de Artes Mestre Zé do Carmo.

 

No dia 21 de novembro, a Santa Casa da Misericórdia, em Goiana, receberá a roda de conversa “A dança das Pretinhas do Congo de Goiana”, falando sobre suas características e tradições, sendo ministrada pelo diretor coreógrafo do grupo, Nino Lima, a partir das 10h. Já às 19h, o pátio de eventos do Sesc receberá um aulão de ritmos afros, em parceria com professores de zumba e da escola de dança da unidade.

 

Por fim, no dia 22 de novembro, a partir das 14h30, a programação encerra com a apresentação do grupo Cavalo Marinho Estrela Brilhante, um dos mais importantes representantes da cultura popular de Pernambuco, conduzido pela mestra Nice Teles. 

 

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

 

Serviço – Jornadas do Corpo

Data: De 18 a 22 de novembro

Horário: 18/11 (a partir das 14h30; 19/11 (a partir das 15h); 21/11 (a partir das 10h) e 22/11 (a partir das 14h30)

Endereço: Sesc Ler Goiana (Rua Josias de Albuquerque, s/n, Centro, Goiana - PE); Pátio da Misericórdia (Rua da Misericórdia, 30, Goiana - PE)

Informações: (81) 3626- 8421

Comentários

Mais Vistas do Blog

Homem morre após ser esmagado por trator em Pitimbu

Caaporã: Veja quem são as vitimas e estado de saúde do acidente

Em novo áudio vazado, prefeito de Caaporã Chico Nazário dispara ataques contra vereadores e usa termo homofóbico

Relatório da PF confirma que não houve provas contra deputados; Branco Mendes desabafa: “Não tem dor maior do que pagar uma conta que não deve”

Polícia prende suspeito de aplicar golpe da falsa taxa de entrega em João Pessoa

CPI dos Combustíveis visita Procons estadual e municipal e garante rigor nas investigações em João Pessoa