Apoio do PDT a Raquel Lyra trouxe mais problemas que soluções

 

Blog Dellas

No dia 08 e fevereiro deste ano, a governadora Raquel Lyra e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, discursaram no Palácio das Princesas na solenidade de posse do novo secretário estadual da criança e da juventude, Ismênio Bezerra, indicado por Lupi. Além de Lupi estiveram presentes o ex-deputado federal Wolney Queiroz e o atual deputado federal Túlio Gadelha,(Rede) ao qual Lupi, tempos depois, declararia apoio do partido para sua pré-candidatura a prefeito do Recife. O evento celebrado como uma aliança política do PSDB de Raquel com o PDT de Lupi, se revelou tempos depois um problema e não uma solução.

O PDT no Recife não assumiu compromisso com o candidato da governadora, Daniel Coelho, e em Caruaru manteve a candidatura a prefeito de José Queiroz, sem o apoio de Raquel. Como se pode imaginar uma aliança política que não é confirmada em dois dos mais importantes municípios do estado? Mas as surpresas não acabaram por aí. Lupi prometeu a Raquel que o PDT faria parte de sua base de apoio liberando a legenda para composição em outros municípios pernambucanos. Não se tem ainda um levantamento da situação geral no estado mas esta terça-feira a aliança se acabou num dos principais municípios sertanejos, Araripina. Confiando na promessa feita pelo presidente do PDT à governadora, o prefeito Raimundo Pimentel filiou quase todo seu grupo político ao partido, incluindo Ana Paula Ramos, sua pré-candidata à prefeita, e ele próprio.

No último dia 10, no entanto, a direção nacional do PDT, atendendo a solicitação do vice-prefeito de Araripina, Evilásio Mateus, que também se colocou como candidato a prefeito à revelia de Pimentel, com o qual está rompido, destituiu a direção local do partido, transferiu para o dia 27 deste mês a convenção que Raimundo marcara para o dia 20 e decidiu que o candidato a prefeito seria escolhido por votação de todos os filiados. Raimundo que tinha o controle da direção municipal mas não dos filiados muito mais ligados a Evilásio e ao ex-prefeito Lula Sampaio, que agora estão juntos. Raimundo ainda aguardou uma solução mas não conseguiu e esta terça-feira denunciou o que chamou de “golpe” e, não podendo continuar com sua candidata a prefeita Ana Paula Ramos, filiada ao PDT, de última hora, foi buscar no Podemos a vereadora Camila Modesto para substituí-la.

Em Araripina, onde o prefeito é muito bem avaliado, além da candidatura do vice Evilásio Mateus há mais dois nomes na disputa: a deputada estadual Roberta Arraes (PP) e o empresário Tião do Gesso. Raimundo Pimentel terá que correr contra o tempo para fazer o nome de Camila Modesto nas vésperas das convenções. Tentou afastar o vice do páreo para tornar sua candidata Ana Paula mais forte mas não conseguiu. Como não tem dois turnos em Araripina quanto mais candidatos se apresentarem melhor para o prefeito e seu grupo. Há, porém, dois obstáculos para serem enfrentados por Camila Modesto: a deputada Roberta Arraes que teve 15 mil votos para deputada estadual no município e o vice-prefeito que acabou com a candidatura confirmada.

Até hoje não se sabe quem aproximou Lupi de Raquel mas depois que o deputado federal Túlio Gadelha esteve no evento em que o PDT se juntou à governadora desconfia-se que ele foi esse fiador. Quando menos, colocou os dois para conversar. Raquel tinha interesse em que Túlio disputasse a eleição no Recife e trazer o PDT para o seu palanque era importante porque o partido fizera a vice de João Campos no primeiro mandato, Isabela de Gusmão. Nessa de ficar com Túlio, Lupi não cuidou de se comprometer com Daniel Coelho. Agora Túlio não vai ser candidato, a Federação PSol/Rede escolheu a deputada estadual Dani Portela (PSol), mas o PDT de Wolney Queiroz, presidente estadual, deve oficializar a ida para o palanque de Campos.

Comentários

Mais Vistas do Blog

Goiana Clama por Segurança: Até Quando Vamos Viver com Medo?

Ministério Público aponta irregularidades, pede afastamento de temporários e contratação imediata de aprovados em Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Alhandra; confira documento

Operação da Força Tática em Caaporã Resulta em Prisões e Apreensões

Goiana Violência em Alta: Tiroteio na Rua Bom Jesus Deixa Um Ferido e Causa Medo na População

Denúncia de Mãe: Escola de Catuama em Caos após Demissão da Diretora

Vereador de Goiana sofre acidente