PT traça estratégia para amenizar ‘pior cenário’ na sucessão de Arthur Lira na Câmara

 O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Estadão

A bancada do PT na Câmara se reuniu para debater a corrida pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Casa. Apesar da resistência do Palácio do Planalto em mergulhar de cabeça na disputa, a avaliação interna foi de que o PT precisa trabalhar para evitar o “pior cenário”, isto é, ter à frente da Câmara a partir de 2025 um nome que se declare adversário do governo Lula.

Para isso, já nas primeiras conversas, petistas ressaltam que é preciso apoiar o favorito às vésperas da eleição interna, seja qual for. A mesma estratégia foi adotada em 2023, quando o partido debelou resistências internas e caminhou com Lira.

De acordo com interlocutores, foi quase unânime na reunião a portas fechadas a preferência dos deputados por Antônio Brito (PSD-BA). Mas também houve o consenso de que a sigla deve ter cautela nesse endosso, deixando a porta aberta para se aproximar de Elmar Nascimento (União), caso o líder do União Brasil chegue às vésperas da eleição como favorito.

Durante o governo de transição, Elmar enfrentou a resistência da bancada baiana do PT para assumir um ministério e acabou de fora da Esplanada. De lá para cá, o deputado já avisou que se o Planalto vetar apoio à sua pré-candidatura da Câmara, será considerado inimigo político caso esteja no comando da Casa durante o último biênio do governo. Na avaliação do PT, esse seria o pior cenário.

De acordo pesquisa Quaest divulgada no final de maio, Antônio Brito é o deputado mais citado na Câmara para suceder Lira, com 23% de preferência. Elmar Nascimento marcou 15%. Marcos Pereira (SP) fez 13% e o líder do MDB, Isnaldo Bulhões (AL), 10%.

Comentários

Mais Vistas do Blog

Vereador de Goiana sofre acidente

ACIDENTE NA PE-75 EM GOIANA

Acidente Fatal na PE-062: Vítima Morre Após Colisão Frontal em Goiana

Tribunal de Contas recomenda realização de concurso público na prefeitura de Goiana

Polícia em Caaporã prende foragidos pela justiça

Ministério Público aponta irregularidades, pede afastamento de temporários e contratação imediata de aprovados em Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Alhandra; confira documento