RADAR POLÍTICO 365


João Azevêdo abre Fórum de Internacionalização Paraíba-Alemanha e destaca investimentos em pesquisa

 

O governador João Azevêdo abriu, na manhã desta segunda-feira (20), na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, o I Fórum de Internacionalização Paraíba sem Fronteiras: Paraíba-Alemanha, ocasião em que destacou investimentos de R$ 307 milhões em pesquisas e bolsas. O evento se estende até quarta-feira (22) e tem como objetivo promover oportunidades de estudo, pesquisa, inovação e cooperação entre o estado e o país.

Esta é a primeira edição do Fórum, que acontece em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), especializado na internacionalização da pesquisa, tecnologia e startups alemãs.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância do evento para compartilhar e apresentar a produção científica da Paraíba aos países.  “Nós queremos ampliar e difundir o que existe em termos de pesquisa. O Nordeste é um centro de excelência em pesquisa nas mais diversas áreas, a exemplo das energias renováveis, da biotecnologia e esse Fórum tem exatamente o objetivo de apresentar tudo que estamos produzindo em termos de ciência e tecnologia”, frisou.

Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), em parceria com  o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH), acontece nesta segunda (20) e terça-feira (21), na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa; e na quarta-feira (22), no Auditório CERTBIO, em Campina Grande. Os três dias de encontros abordarão a temática de “Internacionalização do ensino superior e da pesquisa na Paraíba em cooperação com a Alemanha”, oportunidade em que serão realizadas mesas-redondas, painéis e apresentações com autoridades paraibanas e representantes alemães.

Entre os assuntos que serão tratados, estão os desafios e perspectivas da cooperação internacional para o fomento à Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; a importância do ensino de alemão no contexto da internacionalização; experiências e possibilidades de pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação da Paraíba e da Alemanha, entre outros.

Participam do Fórum reitorias e pró-reitorias de pós-graduação, graduação e pesquisa; pró-reitorias de Internacionalização; coordenações de internacionalização; núcleos de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo; representações institucionais (Secretarias e Fundações); estudantes, pesquisadores, docentes, multiplicadores, tomadores de decisão com interesse em desenvolver projetos e experiências com instituições alemã.

Comentários

Mais Vistas do Blog

VÍDEO: Prefeito de Caaporã é filmado recebendo bolsa com dinheiro antes de campanha na Paraíba

Falha em motor obriga Boeing 757 com 273 passageiros a desviar rota

Corpo de jovem é identificado após grupo armado invadir condomínio procurando por ela, em João Pessoa

TCE aponta ilegalidades em projeto de Chico Nazário que cria cargos e eleva folha em mais de R$ 1 milhão, em Caaporã

Preso na cidade de Pitimbu trio de cinganos acusado de homicídio de jogador e policiais no estado de Sergipe

TJPE determina criação de linha de ônibus para o Presídio de Itaquitinga