RADAR POLÍTICO 365


Cidade de Caaporã é modelo de sucesso na gestão de resíduos sólidos e sustentabilidade com ações eficazes da Prefeitura Municipal

 


O município de Caaporã, situado no litoral sul da Paraíba, vem se destacando como um exemplo de sucesso na gestão de resíduos sólidos, graças ao comprometimento e investimento contínuo da administração municipal, liderada pelo prefeito Kiko Monteiro.

Um marco significativo nesse processo foi o encerramento do antigo lixão, que não apenas contribuiu para a recuperação de áreas degradadas, mas também trouxe melhorias significativas na qualidade de vida da população local com ações de reflorestamento. Os moradores das áreas adjacentes ao lixão agora desfrutam de um ambiente livre do mau cheiro e das consequências negativas associadas a essa prática.

Além disso, a instalação de uma Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis demonstra o compromisso da gestão municipal com a valorização dos profissionais envolvidos, proporcionando treinamento, fornecimento de equipamentos de proteção individual, uniformes, carrinhos coletores e demais recursos necessários para o desempenho de suas atividades, e ainda foi o primeiro município da Paraíba a custear os resíduos recolhidos pelos catadores.

A estruturação da cadeia de compradores de material reciclável, abrangendo diversos tipos de materiais como metal, plástico, papel e papelão, tem contribuído para a sustentabilidade financeira da cooperativa, que hoje consegue comercializar todo o material coletado.


O prefeito Kiko Monteiro é um entusiasta dessas iniciativas e tem dedicado esforços consideráveis para apoiar a cooperativa, fornecendo uma equipe da prefeitura composta por profissionais qualificados e contratando consultorias especializadas para otimizar os processos.

Além disso, a prefeitura de Caaporã tem avançado significativamente na gestão dos resíduos sólidos, reduzindo os custos com despesas de aterro sanitário e buscando implantar o processo de coleta seletiva em toda a comunidade. O compromisso em cumprir a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos é evidente, com esforços contínuos para garantir a efetividade das políticas públicas nessa área.

 

“Este é um trabalho que envolve o empenho de muitas pessoas ao longo da nossa administração, destacando-se o papel do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Alfredo Neto, de Rayssa Batista, Dr. Paulo Dália, Josiel que é o presidente da Cooperativa, e todos os catadores envolvidos nesse processo. Parabéns a todos pelo compromisso e determinação em transformar Caaporã em um modelo de referência na gestão de resíduos sólidos”, celebrou o prefeito Kiko Monteiro.

Tocador de vídeo

Comentários

Mais Vistas do Blog

Dois Jovens de Timbaúba são assassinado em frente à igreja de Acaú

Duplo homicídio com dezenas de tiros registrado em Acaú

VEREADORES DE CAAPORÃ VÃO AO MINISTÈRIO PÚBLICO PEDIR URGÊNCIA NA VOTAÇAO DA LOA 2026 E DENÚNCIA MANOBRA DE OTO MARIANO VEREADOR E PRESIDENTE DE PARALIZAR A CÂMARA MUNICIPAL POR INTERRESE PESSOAL E CONTRA A CIDADE

GATI da 27ª CIPM prende dois suspeitos por tráfico de drogas em Tejucupapo, distrito de Goiana

Homicídio é registrado na Praça de São Sebastião, em Alhandra, local onde ocorrerá a festa do padroeiro

ALHANDRA TRE De fé a voto: MPE aponta que festa religiosa foi usada como arma eleitoral em Alhandra e pede cassação do prefeito Marcelo Rodrigues e da vice de Alhandra