RADAR POLÍTICO 365


Goiana já está emitindo a nova carteira de identidade nacional

O município de Goiana já iniciou a emissão da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN), que utiliza do CPF como número único de identificação, em substituição ao RG.


Entre as novidades, está a inclusão de um QR Code que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados. Na nova Carteira ainda é possível incluir informações como NIS, Título de Eleitor, CTPS, tipo sanguíneo. Ela também é digital e está no aplicativo GOV.BR.


"Essa nova identidade vai simplificar a vida do cidadão, além de coibir fraudes, pois será um único número para a pessoa e o QR Code garante a autenticidade do documento", explica Silvânia Viana, gerente municipal de Assistência Social.


Em Goiana, para solicitar a emissão da CIN, o cidadão deve realizar o mesmo procedimento, acessando o portal PE Cidadão (https://www.pecidadao.pe.gov.br/#/) para fazer o agendamento em um dos dois postos do município:


- Sede

Rua Coqueiro Morto, s/n (antiga cadeia, hoje Casa da Cidadania)

- Ponta de Pedras

 Rua da Praia (no Casarão, sede da Subprefeitura).


No dia do atendimento, é necessário levar a certidão de nascimento ou de casamento original ou autenticada em cartório e o comprovante do pagamento do DAE, se for 2ª via. A data da entrega do documento é dentro de um prazo de 15 dias.


"Uma observação importante é para quem precisa atualizar seu CPF devido à mudança de algum dado ou porque casou. Para essas pessoas, é preciso solicitar a atualização cadastral do CPF antes de solicitar a CIN", alerta Silvânia. Segundo ela, o fato do CPF não ser mais opcional, mas obrigatório nesta CIN, a pessoa pode requerer a atualização do CPF presencialmente no Posto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, que funciona no prédio da AD Goiana, na avenida Marechal Deodoro da Fonseca (em frente à sorveteria Chiquinho), centro de Goiana. Outra opção é pela internet, na área Meu CPF, no site da Receita.


As carteiras de identidade antigas serão válidas por um prazo de 10 anos, respeitando o prazo limite de atualização, que será até 1° de março de 2032.

Comentários

Mais Vistas do Blog

Homem morre após ser esmagado por trator em Pitimbu

Caaporã: Veja quem são as vitimas e estado de saúde do acidente

Em novo áudio vazado, prefeito de Caaporã Chico Nazário dispara ataques contra vereadores e usa termo homofóbico

Relatório da PF confirma que não houve provas contra deputados; Branco Mendes desabafa: “Não tem dor maior do que pagar uma conta que não deve”

Polícia prende suspeito de aplicar golpe da falsa taxa de entrega em João Pessoa

CPI dos Combustíveis visita Procons estadual e municipal e garante rigor nas investigações em João Pessoa