Kiko Monteiro aponta Caaporã como sede ideal para nova fábrica chinesa de medicamentos e diz que maioria dos empregos será dos moradores

 


O prefeito Kiko Monteiro participou da reunião nesta segunda-feira (28), entre o Governo do Estado e a empresa chinesa Tonghua Dongbao Pharmaceutical – América do Sul, onde foi confirmado a instalação de uma fábrica para a produção de insulina no município de Caaporã, no Litoral Sul do estado.

Durante o encontro o prefeito ressaltou a posição estratégica de Caaporã para sediar a nova fábrica de medicamentos da chinesa Tonghua Dongbao Pharmaceutical. A reunião contou com a presença de diretores da fábrica, diretoria da Cinep, do governador João Azevêdo, presidente da Câmara de Caaporã, Wilton Alencar e demais vereadores do município. Kiko Monteiro enfatizou a proximidade da crise com importantes pontos logísticos.

“Estamos geograficamente muito bem posicionados”, afirmou o prefeito, citando a proximidade com portos e aeroportos. Monteiro também mencionou o apoio de Rômulo Polari, presidente da CNEP, na condução das negociações e revelou que pediu prioridade na contratação de residentes de Caaporã para as vagas de emprego geradas pelo investimento, que se estima em cerca de 450 postos diretos.

A instalação desta fábrica de produção de insulina no município é fruto de uma missão do governador à China, realizada em julho. O gestor estadual expressou a importância desse investimento para o país e destacou as potencialidades econômicas da Paraíba.

O presidente do Conselho da Tonghua Dongbao Pharmaceutical, Peace Pingan Lau, elogiou a escolha da Paraíba para o projeto de expansão internacional da empresa. “A Paraíba é um estado que escolhemos a dedo”, destacou, afirmando que espera replicar na região o sucesso alcançado na China.

Na terça-feira (29), a comitiva da Tonghua Dongbao Pharmaceutical, juntamente com uma empresa de consultoria chinesa, visitará o Laboratório Industrial Farmacêutico do Estado da Paraíba (Lifesa) e também será recepcionada pelo prefeito Kiko, em Caaporã, às 11h, no distrito industrial do município.

Reconhecida globalmente, a Tonghua Dongbao Pharmaceutical já tratou mais de 6,5 milhões de pessoas em duas décadas e exporta seus produtos para diversos países, incluindo Polônia, Geórgia e Bangladesh.

Comentários