Prefeito de Goiana, Deputado e Secretária de Saúde participam do XIII Cosems/PE discute em congresso melhorias para o SUS em Gravatá

 

Mais de uma centena de secretários e mais de 350 técnicos entre eles a Secretária de Saúde de Goiana Lícia Maciel, participaram do XIII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, em Gravatá, a 84 quilômetros do Recife, no Agreste. Além de debater e propor estratégias de enfrentamento para desafios que se apresentam ao Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a redução de burocracia e facilitação de acesso a recursos, o evento abre espaço para apresentação de iniciativas de sucesso e seus impactos positivos junto à população em municípios pernambucanos. Estiveram também o prefeito de Goiana Eduardo Honório junto com o Deputado Estadual Mário Ricardo.


Realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems/PE), o evento foi até a quinta-feira tem como tema “35 Anos do SUS – Perspectivas para Continuar Avançando”. A programação inclui seminários, oficinas e mesas com ênfase em questões como atenção básica à saúde, cobertura vacinal, planejamento estratégico e gestão financeira. “A proposta do congresso é investir na qualificação constante dos técnicos que fazem o dia a dia das secretarias municipais”, antecipa o presidente do Cosems/PE, Artur Belarmino Amorim.

Acesso a recursos
“Muitas e muitas vezes os municípios acabam deixando de receber recursos importantes para a população devido à burocracia de todo o sistema, que dificulta muita a vida de quem está buscando recursos para seu município, seja o secretário ou o próprio prefeito”, reforça Artur Belarmino Amorim. Por isso, explica, o congresso traz especialistas não apenas na gestão da saúde pública, mas também nas plataformas que são usadas pelo SUS. “Temos a preocupação de destrinchar todas as resoluções, portarias e determinações do Sistema Único de Saúde”, complementa.

As trocas de experiências e reuniões abordarão ainda a relevância do Sistema Único de Saúde e as estratégias para ações futuras. A garantia e ampliação do atendimento público é um desafio e meta para todos os envolvidos no setor, afinal, mais de 70% da população brasileira, ou 150 milhões de pessoas, dependem do SUS, que se tornou, no decorrer dos anos, o principal e o mais procurado serviço de saúde, de acordo com o IBGE. A excelência da rede pública mostrou ainda mais a sua força durante a pandemia da Covid-19, com a disponibilização das vacinas, que salvaram milhares de vidas. 

Boas iniciativas
A programação do XIII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco inclui a 5ª Mostra Pernambuco Aqui Tem SUS, para que sejam compartilhadas iniciativas de sucesso com demonstração dos impactos positivos junto à população. Trinta e seis experiências serão selecionadas e apresentadas, e, no encerramento do evento, as quatro melhores pontuadas receberão uma premiação no valor de R$ 2.500,00. Além disso, das 36 experiências, 17 experiências serão selecionadas para serem apresentadas na “18ª Mostra Brasil aqui tem SUS”, durante o XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Goiânia-GO, de 16 a 19 de julho. 

No último dia do XIII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco também vai ser realizada sua Assembleia Geral Ordinária, quando vão ser eleitos os colegiados da diretoria executiva, da diretoria executiva ampliada, do conselho fiscal e da Comissão Intergestores Bipartite de Pernambuco (CIB/PE) para o biênio 2023-2025.

Para conhecer a programação e saber mais sobre o evento clique em XIII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Cosems/PE.

Comentários