PISO SALARIAL ENFERMAGEM: SEXTA-FEIRA inicia GREVE DOS ENFERMEIROS; saiba quais estados irão parar

 

Freepik
Saiba como vai funcionar a greve dos enfermeiros em defesa do piso salarial enfermagem - FOTO: Freepik

A luta nas ruas pela implementação do piso salarial enfermagem terá início nesta sexta-feira (10), com mobilizações em todo o país, mas uma greve geral foi decretada em dois estados brasileiros.

A greve dos enfermeiros inicia no Rio de Janeiro e em Pernambuco a partir deste dia 10 de março, com redução expressiva no número de profissionais que se apresentarão em cada serviço, em defesa do piso salarial da enfermagem.

Outras regiões ainda podem participar da greve caso o Sindicato de enfermagem do estado convoque uma assembleia e decrete a paralisação da categoria por tempo indeterminado.

FUNCIONAMENTO E OBJETIVO DA GREVE DOS ENFERMEIROS:

De acordo com a coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem, Líbia Bellusci, e a dirigente da Confetam/CUT, Irene Rodrigues, o objetivo da greve é pressionar as autoridades a correr com o processo do piso da enfermagem.

"A greve tem que ser votada em cada Sindicato [...] Vocês têm que acompanhar as assembleias de vocês para poder ver se vai ser votado greve ou não", explicou a coordenadora do Fórum.

LEIA MAIS: CALENDÁRIO DE GREVE GERAL dos enfermeiros é divulgado em comunicado oficial

"Rio de Janeiro mobilizado, Pernambuco mobilizado, outros estados com mobilização de 12 horas, mas que podem chamar assembleia a qualquer tempo, porque os Sindicatos são autônomos para chamar a greve", acrescentou a dirigente da Confetam.

Uma das principais soluções para a viabilização do piso salarial da enfermagem que necessita de tramitação mais acelerada é a medida provisória que se encontra em análise na Casa Civil.

"A gente precisa pressionar o ministro Rui Costa [...] Ele precisa saber que a enfermagem merece muito mais do que aplausos, merece valorização, e valorização se dá através de piso salarial digno", declarou Líbia Bellusci.

Sem piso, sem enfermagem.
Líbia Bellusci

Comentários