Relatório do Ministério da Defesa não aponta irregularidades nas urnas


O Ministério da Defesa encaminhou na tarde desta quarta-feira (9) o relatório técnico sobre o sistema de votação vigente. As Forças Armadas realizaram uma fiscalização sobre o nível de confiabilidade das urnas eletrônicas durante as eleições deste ano. No documento, foi afirmado que o resultado das eleições ocorreu dentro da normalidade. Não há qualquer menção por parte da pasta a algum tipo de fraude durante o pleito.

"Conclui-se que a verificação da correção da contabilização dos votos, por meio da comparação dos Boletins de Urnas (BUs) impressos com dados disponibilizados pelo TSE, ocorreu sem apresentar inconformidade", afirma um trecho do relatório.

No entanto, o documento dos militares apresenta algumas propostas para melhorias ao sistema. Segundo eles, o teste de biometria mostrou que existem "lacunas" que podem abrir margem para contestações com relação à eficiência. De acordo com o documento, "não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um eventual código malicioso que possa alterar o seu funcionamento".

Em nota posterior ao que foi anunciado pela pasta, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também emitiu um comunicado, onde entende que a Defesa reconheceu o resultado das eleições.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do órgão, disse que as propostas serão analisadas pela Corte futuramente. "O TSE reafirma que as urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional, e que as Eleições de 2022 comprovam a eficácia, a lisura e a total transparência da apuração e da totalização dos votos", diz o texto.

Comentários