México registra forte terremoto de 7,7 no aniversário de dois terremotos

 Pelo menos uma morte foi deixada na segunda-feira por um poderoso terremoto de 7,7 graus de magnitude que abalou o sul e o centro do México, apenas no aniversário de dois terremotos que em 1985 e 2017 deixaram vários mortos naquele país. O movimento telúrico ocorreu minutos após o exercício nacional que estava marcado para esta segunda-feira.

Nenhum dano material significativo foi inicialmente relatado. Foi sentido em Guerrero, na Cidade do México e em outros estados do país.

Embora a Proteção Civil do México tenha descartado a possibilidade de um tsunami, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico alertou que ondas de até três metros podem atingir cidades como Manzanillo, Acapulco e Puerto Vallarta.

O epicentro foi 59 quilômetros ao sul de Coalcoman, no estado de Michoacán, segundo o Serviço Sismológico Nacional, que inicialmente indicou que a magnitude havia sido de 6,8.

O movimento ocorreu às 13h05 (14h05 EDT), logo após milhares de mexicanos deixarem suas escolas e locais de trabalho para se preparar para um grande terremoto.

Comentários