15ª Semana do Patrimônio Cultural traz debates sobre resistências e perspectivas do patrimônio

 

Coletiva da 15º Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco na sede da SECULT-PE / Foto: FUNDARPE

Com o tema “Patrimônio Cultural: Resistências e Perspectivas”, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) realizam a 15ª edição da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, um dos eventos estaduais sobre a preservação do patrimônio cultural que, neste ano, voltará a ter atividades em formato presencial. De 15 a 30 de agosto, e com a participação de 31 municípios pernambucanos, serão promovidas mais de 140 atividades, tais como ações educativas, cursos, exposições, lançamento de livros, oficinas, palestras, rodas de diálogo, seminários e visitas guiadas. Clique aqui e confira a programação.

Além da programação oferecida pela Secult-PE/Fundarpe, há atividades em parceria com a Secretarias Estaduais de Educação e da Mulher, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC/PE) e prefeituras municipais.

A 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco traz um conjunto de ações que demonstram, mais uma vez, a diversidade do patrimônio cultural de Pernambuco.  Agora instituída por lei, pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros, por meio da Lei Nº 17.851 de 22 de junho de 2022, a Semana Estadual do Patrimônio Cultural de Pernambuco passa a ser reconhecida como política pública.

“A Semana do Patrimônio chega com a missão de ampliarmos os encontros por meio do retorno presencial das atividades culturais que já temos vivenciado. Mais uma vez, a nossa proposta é reunir estudantes, pesquisadores, gestores municipais, fazedores de cultura e todos os cidadãos que valorizem a temática da preservação do patrimônio cultural em torno deste importante evento estadual sobre a preservação do patrimônio cultural pernambucano”, destaca Oscar Barreto, secretário Estadual de Cultura.

“A Semana do Patrimônio tem ainda o objetivo de ampliar a discussão da importância do patrimônio cultural para a sociedade. Não há como pensar qualquer prática da vida cultural, seus saberes e fazeres, sem entender sobre nossa história e a importância da sua preservação. Esta é uma oportunidade ímpar de se inteirar mais e melhor sobre o assunto”, pontua Severino Pessoa, presidente da Fundarpe.

PROGRAMAÇÃO – A conferência de abertura está marcada para esta segunda-feira (15), às 9h30, no Teatro Fernando Santa Cruz, localizado no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. A atividade contará com a participação do professor, arquiteto e urbanista, Dr. Nivaldo Vieira de Andrade Junior, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e será mediada por dois debatedores: a arquiteta e urbanista Larissa Menezes, da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Prefeitura do Recife; e o antropólogo Hugo Menezes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Conselheiro vitalício do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Nivaldo Vieira é membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e ex-coordenador nacional do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Ainda na segunda-feira (15), também no Teatro Fernando Santa Cruz, a partir das 15h, será realizado o seminário Patrimônio Cultural: Resistências e Perspectivas, com duas mesas: A Patrimônio Cultural e Metodologias de Preservação e Salvaguarda: práticas tradicionais e transformações nos novos tempos; e a Resistência em espaços culturais: estudos de casos em Pernambuco, dando continuidade ao seminário na terça-feira (16), no mesmo horário e local.

No dia 17 de agosto, a celebração do Dia Nacional do Patrimônio Histórico começará às 9h da manhã, na Praça da República, no Recife, com a inauguração da placa aos Mártires de Pernambuco. Em seguida, segue no Teatro de Santa Isabel, das 10h às 12h30, com a entrega do certificado aos seis vencedores da 7ª Edição do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural e a diplomação dos dez novos Patrimônios Vivos registrados em Pernambuco.

Esta edição também contará com algumas ações em formato remoto pela internet a serem transmitidas no canal da Secult/Fundarpe no YouTube (www.youtube.com/secultpe). O 7º Seminário de Educação Patrimonial será pré-gravado, por conta das restrições eleitorais, e exibido nos dias, 18 e 19 de agosto. Haverá também uma rodada de apresentações dos projetos incentivados pelo Funcultura na área de Patrimônio, nos dias 16, 18 e 19, numa das ações em comemoração aos 20 anos do Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco.

Na próxima sexta-feira (19), das 9h às 12h, será apresentado um panorama das duas décadas de trajetória do fundo na Área de Patrimônio. A ação, realizada no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco (Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife), com o objetivo de avaliar o desenvolvimento da área cultural de Patrimônio ao longo deste período (principais linhas acessadas Outra ação a ser ressaltada é a relatoria do parecer técnico conclusivo por parte do CEPPC/PE do processo de Registro das Bandas de Pífanos como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, no dia 26 de agosto, às 14h, no Armazém da Criatividade, em Caruaru.

No dia 22 de agosto, das 10h às 12h, o EREM Nóbrega (Estrada de Belém 257, Encruzilhada) recebe uma edição do Outras Palavras, com jogos como recurso de educação patrimonial. Participam como convidados Flávio Barbosa, assessor de Design e Moda da Secult-PE; Amanda Paraíso, de Educação Patrimonial da Fundarpe, e a presença de Patrimônios Vivos do Estado.

Já nos dias 22, 23 e 24 deste mês, das 17h às 21h, acontecerá a Jornada do Patrimônio Alimentar – Perspectivas da contribuição do patrimônio alimentar para o desenvolvimento, na Uninassau (curso de Gastronomia) e em parceria com o Senac. O tema da discussão serão duas iguarias pernambucanas, o Bolo de Noiva e a Caldeirada de Itapissuma, e parta participar é necessário realizar inscrição prévia pelo e-mail patrimonioimaterial@gmail.com, informando o interesse na vaga.

Outra atividade de destaque é o lançamento da Revista Digital Aurora 463 – Ano VII, a Revista da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que será lançada no dia 25 de agosto no Portal Cultura.PE (www.cultura.pe.gov.br).

SEMANA DO PATRIMÔNIO – Realizada desde 2008, a iniciativa tem o objetivo de comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e estabelecer um amplo espaço de reflexão e debates sobre questões essenciais para a compreensão das formas de constituição, valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais em sua diversidade.

Serviço:

15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco

De 15 a 30 de agosto, em 31 municípios pernambucanos  Clique aqui e confira o folder com a programação completa

Programação da cidade de Goiana-PE

Atividades remotas no youtube da Secult-PE/Fundarpe (www.youtube.com/secultpe)

Mais informações: ascomculturape@gmail.com ou no Instagram @culturape

Confira alguns destaques da programação da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco:Segunda-feira (15)

9h30 às 12h30 – Abertura da 15ª Semana do Patrimônio Cultural

de Pernambuco

– Oscar Paes Barreto Neto – Secretário de Cultura de Pernambuco

– Severino Pessoa dos Santos – Diretor-Presidente da Fundarpe

– Ana Paula Bitencourt – Superintendente do Iphan – PE

– Renata Echeverria Martins – Coordenadora da Semana do Patrimônio

Conferência de Abertura – Patrimônio Cultural: Resistências e

Perspectivas

– Conferencista: Nivaldo Vieira de Andrade Junior – Professor Dr.

Arquiteto e Urbanista (UFBA)

Debatedores:

– Larissa Rodrigues de Menezes – Arquiteta e Urbanista (UPPE) –

Gerente Geral da DPPC – Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, Recife

– Hugo Menezes – Antropólogo – Departamento de Antropologia e

Museologia (UFPE)

– Apresentação – Mestra Ana Lúcia (Patrimônio Vivo de Pernambuco)

Local: Teatro Fernando Santa Cruz (Centro Cultural Mercado Eufrásio

Barbosa, Largo do Varadouro – Varadouro, Olinda)

15h às 18h30 – Seminário do Patrimônio Cultural: Resistências e

perspectivas

MESA 1 – Patrimônio Cultural e Metodologias de Preservação e

Salvaguarda: práticas tradicionais e transformações nos novos tempos

– Natália Vieira – Arquiteta/Professora UFPE

– Amélia Reynaldo – Arquiteta/Prodoc Iphan/Normatização dos

bairros centrais do Recife

– Chico Sá Barreto – Antropólogo/Professor UFPE

Mediação: Nivaldo Andrade – UFBA

Local: Teatro Fernando Santa Cruz (Centro Cultural Mercado Eufrásio

Barbosa, Largo do Varadouro – Varadouro, Olinda)

Terça-feira (16)

15h às 18h30 – Seminário do Patrimônio Cultural: Resistências e

perspectivas

MESA 1 – Patrimônio Cultural e Metodologias de Preservação e

Salvaguarda: práticas tradicionais e transformações nos novos tempos

– Natália Vieira – Arquiteta/Professora UFPE

– Amélia Reynaldo – Arquiteta/Prodoc Iphan/Normatização dos

bairros centrais do Recife

– Chico Sá Barreto – Antropólogo/Professor UFPE

Mediação: Nivaldo Andrade – UFBA

Local: Teatro Fernando Santa Cruz, Centro Cultural Mercado Eufrásio

Barbosa, Largo do Varadouro (Olinda)

15h às 18h30 – Seminário do Patrimônio Cultural: Resistências e

perspectivas

MESA 2 – Resistência em espaços culturais: estudos de caso em

Pernambuco

– Douglas Badeira – Quilombo Indígena de Tiririca dos Crioulos

– Gedalia Silva – Quilombo do Catucá (São Lourenço de Tejucupapo)

– Alfredo Neto – Santa Maria da Boa Vista – Viva Reis

– Marina Correia – Pátio do Terço/Recife

Mediação: Luciana Gama – GGPPC/Fundarpe

Local: Teatro Fernando Santa Cruz (Centro Cultural Mercado Eufrásio

Barbosa, Largo do Varadouro – Varadouro, Olinda)

14h30 – Apresentação – Projetos do Funcultura

– Inventário dos Bacamartes

Plataforma: www.youtube.com/secultpe

Quarta-feira (17)

9h – Inauguração da placa aos Mártires de Pernambuco

Local: Praça da República – Santo Antônio, Recife

9h30 às 12h30 – Celebração – Dia Nacional do Patrimônio Histórico

– Entrega dos certificados aos vencedores do 7º Prêmio Ayrton

de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de

Pernambuco

– Diplomação dos 10 novos Patrimônios Vivos de Pernambuco

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n – Santo

Antônio, Recife)

Fonte: Mata Goiana 

Comentários