Comarca de Caaporã realiza ação pioneira com diálogo sobre tema dos assédios e discriminação

 


Em simetria com a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que escolheu o mês de maio como sendo o período de Enfrentamento e Combate a todo tipo de assédio, a juíza titular da Vara Única e diretora do Fórum da Comarca de Caaporã, Daniere Ferreira de Souza, realizou a Roda de Conversa: “Assédios na Visão Crítica da Juventude”. A iniciativa está entre as ações da Comissão de Prevenção e Enfrentamento aos Assédios Moral, Sexual e à Discriminação (Compead), do 1º e 2º graus de jurisdição, no âmbito do Poder Judiciário estadual, presidida pelo Desembargador João Benedito da Silva.

A conversa aconteceu nessa segunda-feira (30), na Sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Social (Senai) de Caaporã, e teve como público-alvo jovens aprendizes, alunos de escola pública, professores, coordenadores, servidores, colaboradores e estagiários do Tribunal de Justiça da Paraíba. De acordo com a diretora do Fórum, a explanação sobre o tema visa dar cumprimento ao contido na Resolução CNJ nº 351/2020, que instituiu a Comissão de Enfrentamento e Prevenção aos Assédios e toda forma de discriminação, alterada posteriormente pelas Resoluções CNJ 413/2021 e 450/2022

A magistrada Daniere Ferreira de Souza, que também é membro da Compead-TJPB, destacou que “a roda de conversa com os jovens teve um rendimento acima do esperado. “Expomos a temática dos assédios e suas variadas formas, orientando a quem eles podem se dirigir, em sendo vítimas de uma situação de assédio. Na oportunidade, também foi possível tirar as dúvidas sobre o tema”, comentou a juíza. Ela acrescentou que foi realizado um ato interativo, de maneira informal, o que deixou a exposição mais didática, com troca de experiências. “Foi muito positiva a ação”, avaliou.

A juíza adiantou que pretende continuar com o Projeto Roda de Conversa, aprofundando a exposição do tema, abrangendo o público-alvo para que assim se possa falar sobre os assédios e orientar as possíveis vítimas de como proceder e a quem procurar. Daniere Ferreira informou que os trabalhos desenvolvidos pela

Compead-TJPB tem o apoio da Gerência de Projetos e Gestão Estratégica, representada por Ana Caroline Leal Vasconcelos (gerente) e Roberta Carvalho (analista judiciária).

A promotora de Justiça de Caaporã, Miriam Pereira Vasconcelos, foi uma das palestrantes da Roda de Conversa. Ela abordou a temática: Assédio sexual e Importunação Sexual. “A iniciativa, além de pioneira na Comarca, permite a aproximação do Poder Judiciário e do Ministério Público com os jovens.

Outra expositora foi a psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e especialista em Neuropsicologia, Heloísa Nóbrega Rodrigues. Ela abordou o tema Assédio Moral, Bullying e Discriminação, fatos ocorridos especialmente em âmbito escolar e profissional. “O evento foi extremamente importante para toda sociedade, especialmente para os jovens que são o futuro do país”, pontou.

Já a jovem aprendiz do Senai Ane Gabriele disse que foi um momento marcante e uma forma de aprender sobre a diferença dos assédios moral, sexual e discriminatório. “Os jovens só conseguem mudar a realidade com informação e educação”, pontou.

Por Fernando Patriota


Com informações do PBPE

Comentários