RADAR POLÍTICO 365


Entenda o que são as Ondas de Leste, responsáveis pelas chuvas intensas em Pernambuco

chuva

Pernambuco, em especial a Grande Recife, enfrenta desde a última quarta-feira chuvas, alagamentos e transtornos causados pela atuação dos Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL) — também chamados de Ondas de Leste. O fenômeno atinge ainda outras regiões como Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O fenômeno ocorre após a formação de nuvens de chuva por causa da circulação de correntes de vento que vêm do continente africano, passam pelo oceano e chegam ao litoral leste do Brasil, atingindo o nordeste.

De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mamedes Luiz Melo, entre maio e o fim de julho são esperadas chuvas no nordeste. Contudo, nos últimos dias, ocorreu um “resquício” de frente fria que veio do Sul do país, formada a partir de uma massa de ar frio de origem polar, que se juntou a um Distúrbio Ondulatório de Leste e intensificou as chuvas.

— A massa interpolar que afetou quase todo o Brasil e causou estragos no Sul se deslocou para o oceano e se encontrou com ventos intensos que criaram uma instabilidade maior ao leste do país, em direção ao nordeste. Em período normal, sem tanta ação desses fenômenos atípicos, a formação de nuvens e chuvas é menos intensa — explica Melo.

O Inmet divulgou um comunicado com o acumulado de chuvas da última semana, que mostrou que a sexta-feira (27) foi o dia mais chuvoso em Pernambuco, com precipitações de 200 mm. Em Recife, ainda há alerta laranja, de perigo, com chuvas de até 100 mm, para esta segunda e terça-feira. Há risco de alagamento, deslizamento de encostas e transbordamento de rios.

A partir de quarta-feira, as chuvas diminuem, com possibilidade de pancadas isoladas na região. Isso porque o Distúrbio Ondulatório de Leste começa a perder força. As temperaturas ficam com mínimas de 22ºC e máxima de 28ºC.

Até amanhã pela manhã, também há alerta de grande perigo para as chuvas em Sergipe, Alagoas e o Sul de Pernambuco, com acumulados maiores de 100 mm.

Comentários

Mais Vistas do Blog

YouTuber conhecido por atacar presidente das Assembleias de Deus na Paraíba é condenado por difamação

Homem é morto a facadas após discussão com a esposa em Goiana

Barraca é destruída por incêndio no Largo do Alvorada, em Goiana-PE

Caaporã adere ao programa Saúde Redes em Brasília

Prefeito Marcílio Régio visita obra do novo campo de Flexeiras, que será entregue em 2026

Prefeitura de Goiana vistoria obras da Policlínica Nossa Senhora da Vitória e do Complexo da Feira Livre