LafargeHolcim cria Comitê de Diversidade

  


 

Iniciativa reforça ainda mais políticas inclusivas dentro da empresa

 

A LafargeHolcim Brasil criou um Comitê de Diversidade, visando ampliar a promoção de ações voltadas para a inclusão e valorização dos diferentes públicos dentro da empresa, oferecendo oportunidades iguais a todos. Formado por colaboradores voluntários, que se inscreveram para participar da iniciativa, o comitê é dividido em quatro grupos, que trabalharão quatro pilares: Gênero; Cor, raça e etnia; LGBTQIAP+ e Pessoas com Deficiência (PCD). Hoje, a companhia se destaca no tema de diversidade de gênero e aposta na inclusão como forma de ganhar pluralidade de visões e soluções e assim alavancar seus resultados.
 

De 2020 para 2021, o número de admissões femininas cresceu 300% e é o maior volume de admissões nos últimos três anos. Considerando as admissões de Liderança, o percentual sobe para 400%. Além disso, a empresa investiu na capacitação desse público. No período, o número de horas de treinamento do time feminino aumentou 450%. Em média, as mulheres tiveram 22h de treinamento per capita em 2021, contra 5h em 2020. Com o comitê, a empresa espera reforçar o trabalho voltado para diversidade e inclusão e ampliar o leque de ações para todos os públicos.
 

“Diversidade e inclusão fazem parte da nossa cultura. Nossos processos seletivos têm como premissa oportunidades a todos. O tema de D&I se tornou tão relevante que mensalmente os indicadores são analisados nas reuniões do Comitê Executivo. Nos últimos dois anos, nosso foco principal foi a questão do gênero. Hoje, a ocupação feminina em cargos de liderança na empresa já atinge 33%, superando a ambição global do grupo de 30% até 2030. No benchmarking do nosso segmento no Brasil, este número não ultrapassa os 12%. O índice de promoções de mulheres nos últimos anos atingiu 30%. Com esses resultados, entendemos que estávamos prontos para ampliar nossas ações e abraçar outros grupos”, explica Juliana Andrigueto, Diretora de Recursos Humanos e Comunicação e sponsor do Comitê de Diversidade da LafargeHolcim Brasil.
 

Hoje, cerca de 60 colaboradores participam da iniciativa, entre os membros ativos do Comitê e apoiadores, que atuarão como multiplicadores das ações que serão desenvolvidas. A LafargeHolcim está promovendo capacitação com esses funcionários, em conjunto com empresa parceira, especializada na área de desenvolvimento de pessoas, que acompanhará o processo de implantação do Comitê. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre os temas envolvidos em cada um dos pilares.

 

“Achamos importante realizar esses treinamentos e aprofundar a discussão, para que todos os membros do comitê entendessem sobre os quatro pilares, não apenas sobre o que escolheram para atuar. Após esses encontros e capacitação dos membros, será executado o planejamento para as ações que serão implementadas em 2022”, explica Rachel Amancio, Head de Talentos, Desenvolvimento e Cultura da LafargeHolcim Brasil.
 

Gilberto Santos Abrahão, engenheiro especialista de Segurança do Trabalho, membro do comitê no pilar Pessoas com Deficiência (PCD), conta que se interessou pela iniciativa em busca de mais informações e para melhorar seus conceitos, inclusive em relação à inserção desse público nas atividades de sua área. “O comitê vai ser um canal de esclarecimento, vai trazer ações educativas, mudar a visão das pessoas sobre inclusão, ajudando a reconhecer as pessoas nas nossas operações. Muitas vezes temos esses preconceitos e não sabemos. Esse canal de comunicação será mantido não só com nossos colaboradores, mas também com as contratadas, a fim de harmonizar preconceitos que existem por falta de informação. O comitê será um facilitador para multiplicar esse conhecimento”, explica Gilberto.
 

A diversidade é um valor para a LafargeHolcim, que vem ampliando cada vez mais suas políticas de inclusão. Em setembro, a companhia se tornou signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (ONU Mulheres), se comprometendo a desenvolver estratégias e planos de ações voltados para promoção da identidade de gênero e empoderamento feminino no ambiente de trabalho, no mercado em que atua e nas comunidades.

 

Sobre a LafargeHolcim

A LafargeHolcim Brasil atua no país desde 1951 com um claro compromisso com a sustentabilidade, sendo uma das principais empresas do setor de materiais de construção, com foco em cimento, concreto e agregados. A companhia se juntou à iniciativa da Science Based Targets (SBTi) "Business Ambition for 1.5°C", tornando-se a primeira empresa mundial da indústria de construção a assinar o compromisso de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050 e com metas intermediárias até 2030. Seus produtos e soluções inovadores são utilizados em diferentes projetos de construção, de moradias populares às maiores e mais tecnicamente desafiadoras obras de infraestrutura do país. Recebemos em 2021 o selo GPTW - Great Place to Work, um reconhecimento de que somos um excelente local para se trabalhar, e estamos em 10º lugar no ranking GPTW das Melhores Empresas para se Trabalhar no estado do Rio de Janeiro. Com cerca de 1.400 empregados, a companhia tem um parque industrial distribuído em três das cinco regiões do país: Sudeste (SP, RJ, MG e ES), Nordeste (BA e PB) e Centro-Oeste (GO), com 23 unidades no Brasil.

Weber Shandwick - Assessoria de Comunicação

Comentários