Economia anuncia imposto zero para seis produtos até o final do ano

 


Ministério da Economia anunciou, na noite desta segunda-feira, imposto zero para importação de seis produtos até final do ano. São alimentos que constam na cesta básica e pesam na inflação: Macarrão, café, óleo de soja, margarina, queijo e açúcar refinado.

Também foi zerada a tarifa de importação do etanol. A estimativa do impacto no preço da gasolina pode chegar a R$ 0,20, segundo cálculo do Ministério.

A medida vai valer até o final ano e o intuito é reduzir a inflação desses itens.  É o que afirmou a  secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior- Camex, Ana Paula Repezza e ainda destacou que a medida tem caráter temporário.

Com a medida, a renúncia fiscal estimada para ainda este ano é de R$ 1 bilhão na arrecadação do governo federal. Impostos que não precisam ser compensados, segundo o  Secretário-Executivo, ministério da economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys.

Também foi anunciada a redução de mais 10% na alíquota do imposto de importação para os bens de capital e bens de informática e telecomunicação. A medida passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial da União.

Agência Brasil

Comentários