RADAR POLÍTICO 365


Stellantis fecha parceria com TIM e Accenture e fábrica da Jeep em Goiana/PE será comtemplada com tecnologia 5G

 


Buscando aprimorar sua produção, a Stellantis fechou uma nova parceria com a TIM e Accenture para instalar tecnologia 5G na fábrica da Jeep em Goiana. A empresa já planeja construir um segundo projeto na fábrica em novembro

A Stellantis, dona da Fiat, Jeep, Peugeot e outras marcas, fechou uma parceria com a consultoria Accenture e com a operadora de telefonia TIM para dar início à instalação de um projeto de conexão 5G na fábrica da Jeep em Goiana (PE). Se trata de um modelo de gestão do ambiente industrial que é composto por uma rede privada, cloud computing e inteligência artificial.

Entenda a função de cada uma das empresas na fábrica da Jeep

O projeto piloto durou três meses para ser instalado, foi elaborado pela Stellantis e as outras duas empresas, e já está integrado ao chão da fábrica da Jeep. A TIM foi a selecionada como a provedora de telecomunicações para fornecer toda a rede 5G e infraestrutura, instalando o núcleo de rede AS na nuvem pública, constituindo um ambiente digital integrado.  

Já a Accenture recebeu a função de integrar essa rede com análise de vídeo de seus ativos Solutions AI for Processing e recursos de automação de imagem para que qualidade da produção do Jeep e a segurança na fábrica sejam aprimoradas.

Projeto 5G com Tim Brasil e Accenture Brasil – Reprodução/Youtube

Em prática, o sistema fará leituras das etiquetas em cada um dos veículos e através dos sistemas de IA, poderá apontar falhas na produção e até mesmo quais itens foram implementados em determinado veículo.

Após a fixação das etiquetas do veículo em sua traseira, uma câmera captura imagens enquanto o veículo transita na linha de produção da fábrica. Com o uso da arquitetura com base no 5G ofertado pela TIM, é transmitido os dados em tempo real para a ferramenta da Accenture em operação na nuvem.

O software de IA da Accenture verifica a conformidade da sigla e informa o resultado em tempo real para os operadores de inspeção de qualidade para que o Jeep seja liberado ou não. Por fim, indicadores de performance orientam os gestores em relação à qualidade do processo de montagem. Sendo assim, há um maior controle sobre todos os itens que estão instalados no carro.

De acordo com o presidente da Stellantis para a América Latina, Antonio Filosa, este é um passo fundamental para transformar a unidade em Goiana na primeira fábrica do setor integrado com base na tecnologia 5G, ofertada pela TIM. É uma conquista que mostra o empenho da Stellantis para inovar sempre focando na qualidade ao cliente.

De acordo com a Stellantis, os aprendizados sistematizados nesta primeira fase serão utilizados em um segundo projeto mais complexo, que terá sua instalação iniciada no mês de novembro.

O tema escolhido é o tráfego de Automated Guided Vehicles. A tecnologia será responsável por controlar a movimentação dos carrinhos automáticos, deixando de lado a instalação de trilhos magnéticos ou físicos no piso. Esse projeto mais complexo utilizará e testará o tráfego mais veloz de dados por meio da rede 5G, aproveitando seus diferenciais de eficiência, como confiabilidade, alta velocidade e baixíssima latência, além de uma alta taxa de transferência de dados

Comentários

Mais Vistas do Blog

Homem morre após ser esmagado por trator em Pitimbu

Novo áudio reforça suspeitas de irregularidades na coleta de lixo em Caaporã

Caaporã: Veja quem são as vitimas e estado de saúde do acidente

Em novo áudio vazado, prefeito de Caaporã Chico Nazário dispara ataques contra vereadores e usa termo homofóbico

Caaporã, cidade governada por um prefeito lobista: em apenas nove meses de gestão, Chico Nazário mancha história do município

Relatório da PF confirma que não houve provas contra deputados; Branco Mendes desabafa: “Não tem dor maior do que pagar uma conta que não deve”