Coluna Pinga-Fogo: Eduardo Batista consolida liderança e se aproxima de importantes políticos pernambucanos

 


Ao garantir a presidência da Câmara Municipal de Goiana até dezembro de 2024, o vereador Eduardo Batista consolidou seu nome como uma das principais lideranças no cenário político goianense e está cada vez mais próximo de grandes nomes da política estadual. Seu foco agora tem sido cumprir uma agenda diversificada, repleta de eventos importantes e com significativa participação popular.

Sua imagem como uma liderança da política goianense não caiu do céu. Vencer duas eleições para presidente da Câmara - ainda no primeiro ano da atual legislatura - e seu papel protagonista para apaziguar ânimos e ajudar a estabelecer uma relação harmônica entre os poderes Legislativo e Executivo, após anos e anos de conflitos, fez com que seu nome seja visto como uma das principais peças do tabuleiro político goianense. 

Para além da sua eficiente articulação política, Eduardo Batista tem a real noção papel institucional do cargo que ocupa. Sob o seu comando, a Câmara Municipal tem atuado com destaque em todos os importantes projetos e ações desenvolvidos pelo município, lidera as comemorações do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana e retomou sua posição como o principal centro de discussão política no município, inclusive voltando a ter suas sessões transmitidas ao vivo pela Rádio Nova FM (98,5), que foi uma forma de atender um relevante interesse popular sobre a atuação de todos os vereadores goianenses. 

Paralelamente a condução dos trabalhos desenvolvidos pelo Poder Legislativo, Eduardo Batista está cada vez mais próximo de grandes lideranças da política estadual. É aliado de Joaquim Lira, um dos mais atuantes deputados pernambucanos, e tem participado de ações, eventos e reuniões com "pesos-pesados" do cenário político estadual, entre eles podemos destacar lideranças governistas e oposicionistas como, por exemplo, o governador Paulo Câmara, o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, o Senador Fernando Bezerra Coelho, o secretário estadual de Saúde, André Longo, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, o presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), Léo do Ar, entre outros. 



     


 


Para onde vai Fernando Veloso? - O vice-prefeito de Goiana, Fernando Veloso, está sem partido e numa verdadeira encruzilhada. Possíveis filiações em partidos de esquerda estão sendo especuladas. Nos bastidores existem informações que no PSB o nome dele chegou a enfrentar certa resistência. Na segunda-feira (01/11), em pleno feriadão, ele esteve reunido com o Senador Humberto Costa (PT) e lideranças locais do Partido dos Trabalhadores (PT), o que gerou ainda mais especulações. Enquanto isso, líderes de outras legendas certamente enxergam com bons olhos a filiação do vice-prefeito de Goiana. Nesta encruzilhada de opções partidárias, qual será o rumo de Veloso? 

Dança das cadeiras - A notícia de que o ex-secretário de Comunicação e um dos principais quadros da gestão municipal, o professor Lenilton Morais, deixou uma diretoria da Secretaria de Educação para assumir um cargo na Faculdade de Goiana pegou muitos de surpresa. De imediato foi especulada uma nova dança das cadeiras na Prefeitura. Em off, perguntei para uma importante figura da atual gestão sobre sua possível mudança de cargo. A resposta foi curta e direta: "Me foi oferecido (um novo cargo) três vezes. Disse não três vezes". Até quando recusas poderão frear uma nova dança das cadeiras?

Leitos de UTI ficam? - Com o governo estadual encerramento as atividades do Hospital de Campanha, a dúvida sobre a permanência dos leitos de UTI, em Goiana, é crescente. Os vereadores goianenses estão pleiteando esta permanência há meses. Durante visita a Goiana do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o prefeito Eduardo Honório afirmou que os leitos de UTI permaneceriam. No entanto, o Hospital Belarmino Correia, que é gerido pelo Estado, ainda precisa adaptar sua estrutura para receber este tipo de equipamento. 

Comunicação caseira ou forasteira? - A recente mudança no comando da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Goiana reascendeu o debate sobre apostar em uma comunicação caseira ou forasteira. Inegavelmente existem excelentes profissionais nesta área atuando no município, o que não anula a competência daqueles que chegam de outras cidades. Não se trata de bairrismo ou perseguição pessoal Mas, é interessante perceber que no momento mais decisivo da política, a eleição, as apostas são quase sempre caseiras. É quando a política local subverte um famoso ditado popular ao comprovar que é o santo de casa que faz milagre.  

Prefeito usa Instagram para agradecer vereadores - O prefeito de Goiana, Eduardo Honório, agradeceu publicamente os vereadores goianenses. Através do seu perfil oficial no Instagram, o gestor municipal se disse grato a todos os parlamentares que, acompanhando o parecer do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), aprovaram as contas da Prefeitura de Goiana, referente ao exercício financeiro de 2017.

Blog do Felipe Andrade 

Comentários