Roberto Pereira receberá título de Cidadão Goianense

 


Através da iniciativa do vereador Renato Sandré, a Câmara Municipal de Goiana irá conceder o título de Cidadão Goianense para o senhor Roberto Pereira, durante sessão solene, na Casa José Pinto de Abreu, na próxima terça-feira (17/8), às 10h.

O título de cidadão para Roberto Pereira foi aprovado ainda na Legislatura passada, através de uma proposta do ex-vereador Irmão Jairson. Devido à pandemia, a cerimônia de entrega do título teve de ser adiada. Agora, por iniciativa do vereador Renato Sandré, que contou com a anuência do presidente do Poder Legislativo, Eduardo Batista, a justa homenagem será realizada.

Em Goiana, Roberto Pereira marcou seu nome como Secretário de Turismo e Desenvolvimento Cultural, durante a gestão do saudoso ex-prefeito Osvaldo Rabelo Filho (2017/2020). Na ocasião, ele ainda acumulou os cargos de Secretário de Comunicação e Secretário de Desenvolvimento Econômico.

Dono de um currículo irretocável, Roberto Pereira é formado em Engenharia Civil e foi presidente da FUNDARPE e da EMPETUR, Secretário de Educação e Cultura do Estado de Pernambuco e da cidade do Recife, chefe de gabinete da Fundação Joaquim Nabuco, Diretor Executivo da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste por 12 anos, Assessor Especial do então Vice-Presidente da República, Marco Maciel, durante os seus dois mandatos. Ele é, desde 2020, membro do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, sediada em São Paulo, onde ocupa a cadeira de número 28, membro do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGGO) e membro do Instituto Arqueológico de Pernambuco.

Sua brilhante atuação profissional rendeu diversas condecorações, dentre as quais, no grau máximo do Governo de Pernambuco, a Medalha do Mérito Guararapes. Ele também recebeu do Piauí, através do governador Wellington Dias (PT), o título de Comendador daquele estado. Recebeu do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco a Medalha Paulo Freire. No ano de 1983, recebeu da União Brasileira de Escritores o título de melhor gestor cultural do Brasil. Em 1992, recebeu em Madri, capital da Espanha, da União Mundial do Turismo, o título de Revelação Mundial como gestor do turismo, por seu relevante trabalho de impulso do turismo em Porto de Galinhas, que transformou-se num case de enorme sucesso, consagrado nos quatro quadrantes do planeta. 

Com uma carreira repleta de êxitos e após tantos prêmios recebidos, é chegado o momento de Goiana reconhecer os serviços prestados por seu mais novo ilustre filho, Roberto Pereira, que não esconde o seu carinho pelo município, um sentimento tão genuíno e forte que o fez pedir que ficasse devidamente registrado que, dentre tantos cargos que ocupou, os mais importantes foram em Goiana. 

ASCOM/CMG

Comentários