Câmara Municipal de Goiana Sessão Solene em Comemoração ao Bicentenário da Junta Governativa

 


Neste domingo (29/8), na Câmara Municipal, Sessão Solene em Comemoração ao Bicentenário da Junta Governativa de Goiana.


Estiveram presentes vereadores e autoridades e de um seleto público. Onde foi realizado um evento a altura deste importante acontecimento histórico de Goiana, que influenciou diretamente o processo de independência do Brasil. 


HISTÓRIA DA JUNTA GOVERNATIVA DE GOIANA 


O ato aconteceu onze meses antes da Independência do Brasil. Uma parte da elite pernambucana aliada a alguns antigos participantes da Revolução Pernambucana de 1817 se uniram para desautorizar o governo do representante maior do monarca em Pernambuco, o general Luiz do Rego Barreto.


O grupo já havia decidido por um governo constitucionalista e instalou em Goiana, em 29 de agosto de 1821, uma Junta Governativa Provisória para governar Pernambuco, seguindo as Cortes Constitucionais portuguesas que mandavam fazer eleições para as Juntas de cada província.


Em 5 de outubro de 1821, foi assinada a Convenção de Beberibe, um documento que resultou na autonomia de Pernambuco, com a deposição do governador, general Rego Barreto e com a expulsão dos exércitos portugueses do território pernambucano. Esse é um fato que coloca Goiana como protagonista de um processo emancipatório, que tornou Pernambuco independente antes do Brasil, tornando-se um importante centro político do nosso país.













Comentários