GOIANA ESTÁ PARTICIPANDO DA OLIMPÍADA DE LINGUA PORTUGUESA COM 29 ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

 


O município de Goiana, através da secretaria municipal de Educação e Inovação, está participando da 7a. edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, com 52 professores e 2.774 alunos do 5.° ao 9.° ano do Ensino Fundamental. Goiana se destaca na região da zona da mata  norte do estado de Pernambuco pela quantidade de escolas inscritas, um total de 29 unidades de ensino.


De acordo com o regulamento, cada turma trabalha um gênero textual diferente. O 5.° ano trabalha Poema, enquanto o 6.° e o 7.° anos trabalham Memórias Literárias e, por fim, o 8.° e o 9.° anos trabalham Crônica. Junto com os professores, os alunos discutem cada um desses gêneros textuais, recebem material de apoio pedagógico e realizam atividades por meio de áudios, vídeos e textos, tudo de maneira remota por conta da pandemia do novo coronavírus. 


"Apesar do nosso contexto remoto, nossos professores estimulam e buscam o aluno para participar. É um trabalho minucioso de acompanhamento e incentivo de produção que mostra força de vontade de todos os envolvidos. Estamos bem empolgados e com expectativa de trazer uma medalha para nosso município. Além disso, o prefeito Eduardo Honório tem interesse no avanço da Educação da nossa cidade e tem incentivado bastante a nossa participação na Olimpíada", conta Hélia Azevedo, coordenadora do Ensino Fundamental e da Olimpíada em Goiana. Ela ainda complementa que mesmo se não houver premiação, o empenho demonstrado até agora por todos os que aceitaram esse desafio de participar da Olimpíada nesse período pandêmico, os tornam merecedores de reconhecimento e devem ser parabenizados.


Participar da Olimpíada de Língua Portuguesa traz muitos benefícios. "Os alunos melhoram suas habilidades de leitura, interpretação e escrita. Tornam-se protagonistas do próprio aprendizado. Ainda podem ser contemplados com prêmios e medalhas e ao final, todos nós que  fazemos parte da Educação de Goiana ficamos muito satisfeitos em ver tudo isso", afirma Fernando Veloso, secretário municipal de Educação e Inovação.


Pelo cronograma dessa edição da Olimpíada, até o dia 5 de agosto acontecem as oficinas nas escolas com professores e alunos. Depois, até o dia 1.° de outubro, os trabalhos realizados começam a ser avaliados por Comissões Julgadoras escolares, municipais e estaduais. Em seguida haverá a etapa semifinal e no dia 30 de novembro, a Comissão Julgadora Nacional selecionará professores e turmas vencedoras para serem revelados somente no dia 10 de dezembro desse ano com celebração e premiação. 


Vamos aguardar e torcer pelos nossos alunos e professores de Goiana!

Comentários