EQUIPE DO NASF AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA EM GOIANA

 




O município de Goiana implantou um serviço de atendimento individualizado às mães e seus filhos com microcefalia para reforçar o processo de reabilitação dessas crianças e promover um maior estímulo diante do desenvolvimento delas. As atividades começaram na semana passada e estão sendo desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional e psicólogo, integrantes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), ligada à Atenção Básica da Saúde do município.


No momento, três crianças e suas mães estão sendo atendidas em Goiana. O serviço vai continuar acontecendo semanalmente às sextas-feiras, no horário a partir das 13 horas, no anexo da Policlínica Nossa Senhora da Vitória (LEAC), localizado na rua da Praia, no centro da cidade. Nesses dias, são trabalhadas algumas funcionalidades, a exemplo da fisioterapia motora e da terapia ocupacional. "É importante ter esse acompanhamento para a reabilitação da criança no convívio social e temos uma equipe para auxiliar essas famílias nesses aspecto", conta Riosivaldo, Apoiador da Atenção Básica de Goiana.


Por conta da pandemia do novo coronavírus, o deslocamento da mãe com a criança, de casa até o local do serviço e sua volta para casa, é garantido pelo Programa de Atenção Básica da prefeitura de Goiana.

Comentários