Pular para o conteúdo principal

Plataforma Meu INSS muda de cara e permite prova de vida pelo site

 https://ogimg.infoglobo.com.br/in/25081427-0f1-b0a/FT1086A/xMeu-INSS.jpg.pagespeed.ic.Ep0o7ZHhTT.jpg

Aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que acessarem a plataforma Meu INSS vão encontrar um formato novo no aplicativo e na página na internet. Duas mudanças merecem destaque: a confirmação de recebimento de carta de concessão e a prova de vida por biometria. É importante destacar que, para acessar esse portal, é necessário criar login e senha.

Para Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), a plataforma parece mais funcional e fácil de acessar.

— A nova formulação do Meu INSS vai evitar algumas ligações para a Central de Atendimento 135 ao fornecer alguns serviços que antes só estavam neste canal, diz Adriane: — Por exemplo, quem recebeu a carta para se aposentar por idade, antes tinha que ligar para o 135 para confirmar o recebimento, mas agora pode fazer isso também pelo site.

Os segurados que tiveram benefícios suspensos ou cessados por falta de prova de vida agora poderão realizar a comprovação pela plataforma. Para ter acesso ao serviço, é preciso ter a biometria facial já cadastrada nos bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Departamentos de Trânsito (Detrans).

De acordo com o governo, ao fazer a prova de vida pelo Meu INSS, o benefício é reativado na hora, sem precisar sair de casa. Segundo o instituto, Isso evitará que essas pessoas precisem ir ao banco ou a uma agência da Previdência Social para voltarem a receber seus pagamentos.

Além de expandir a prova de vida por biometria facial para esse novo grupo, o Meu INSS também atualizou as mensagens de orientação para quem ainda não pode realizar o recadastramento por selfie.

Telas personalizadas

As telas principais do Meu INSS agora são personalizadas para cada tipo de pessoa: aposentados e pensionistas veem em destaque, na primeira página, informações como número do benefício, tipo de benefício, valor e data prevista para o pagamento.

O INSS informa que os serviços em destaque também são personalizados, mostrando os mais buscados por quem já tem benefício, como carta de concessão e extrato de pagamento, que é o equivalente ao contracheque. No documento, estão listados créditos e descontos feitos no pagamento.

Quem ainda não tem benefício encontra um ambiente diferente. No topo da tela, em destaque, está o simulador de aposentadoria, que permite ao trabalhador conferir quanto tempo falta para pendurar as chuteiras.

Outro documento — primordial para quem trabalha — é o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Neste sistema, estão entradas e saídas de empresas, recolhimentos e contribuições. Com base nas informações deste banco de dados, é concedida a aposentadoria.

Adriane Bramante, chama a atenção para a conferência deste cadastro:

— Mesmo com essa facilidade (de acesso ao portal), é importante que o segurado confira se o tempo e o salário de contribuição estão de acordo com a realidade. Algumas vezes, faltam informações no CNIS, e o benefício é concedido de forma errada.

Como fazer o cadastro

O Meu INSS agora está inserido no portal do governo federal, que unifica logins e senhas. Com isso, todos os acessos são feitos pela plataforma gov.br.

Primeiro é necessário entrar no portal Meu INSS. Em seguida, clique em “Cadastrar senha”. Nesta etapa, o segurado será redirecionado para a página do acesso único. Depois, é preciso acessar “Crie sua conta gov.br”. Selecione uma das opções de cadastro (a mais comum é por meio do CPF) e siga as instruções para criar sua conta gov.br.

Depois de cadastrar sua senha no portal gov.br, fazer o login no portal Meu INSS é simples. Basta acessar o Meu INSS novamente, clicar em “Entrar”, digitar o CPF (se for o caso) e, em seguida, “Avançar”. No acesso, insira a senha escolhida no momento do cadastro e selecione novamente “Entrar”.

Comentários

BLOG NO YOUTUBE

Visualizações

Arquivo

Mostrar mais

Mais Notícias

Homicídio é registrado no distrito de Upatininga-Aliança

  Na tarde deste domingo(07), um homicídio foi  registrado no distrito de Upatininga. A vítima era conhecida como "Goiabinha", o mesmo foi atingido por vários disparos de arma de fogo, vindo a óbito no local. A motivação e a autoria é desconhecida. Fonte: Radar Aliança PE

Homem sofre tentativa de homicídio, no Sem Terra, em Goiana

  Polícia Militar registrou, na noite de nesta quinta-feira (04), uma tentativa de homicídio, na comunidade do Sem Terra, ás margens da rodovia PE-049, em Goiana.  Geraldo Henrique Ferreira Junior, 36 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo, efetuados por dois homens, que fugiram em seguida usando uma motocicleta.  Henrique foi socorrido para o Hospital Belarmino Correia, onde recebeu os primeiros socorros, e em seguida foi transferido para o Hospital da Restauração, no Recife.  Em nota, a Polícia Civil informou que um inquérito foi instaurado, pela 44ª DP, para investigar o caso. Fonte: Giro Mata Norte

Jovem é encontrado morto em estrada de terra, na Paraíba

  Um jovem foi encontrado morto em uma estrada de barro, na manhã desse domingo (7), na Zona Rural de Itabaiana, no Agreste da Paraíba. O corpo foi encontrado peroradores da região que relataram que a vítima, que era conhecida popularmente como "Capitão", seria filho de um motorista de aplicativo. O Notícia Paraíba tentou contato com a Polícia Civil da região, mas ainda não teve retorno sobre a identificação do jovem. O corpo foi encaminhado para perícia e, até então, ninguém foi preso. 

IPSEC (Instituto de Previdência Social Dos Servidores Municipais de Caaporã) realizará o CENSO cadastral

  Na próxima terça-feira dia 16/08/2022 o IPSEC (Instituto de Previdência Social Dos Servidores Municipais de Caaporã) realizará o CENSO cadastral, funcional, social e previdenciário dos servidores públicos ativos titulares de cargo efetivo, dos aposentados e pensionistas. O período de recadastramento será do dia 16/08/2022 a 23/09/2022 e acontecerá no auditório da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, na rua Salomão Veloso, centro, Caaporã-PB. O horário de atendimento será das 08:00h às 17:00h, de segunda à sexta. Os atendimentos para a realização do recadastramento serão feitos pelo mês de aniversário do servidor conforme datas especificadas e divulgadas nas redes sociais. Os servidores deverão apresentar toda a documentação pessoal e de seus dependentes originais. O período de 20/09 a 23/09 será exclusivo para o atendimento aos casos especiais, mediante agendamento que devem ser requeridos no local de atendimento do censo. Em conformidade com o Decreto 108/2022 o servidor ativo, apose

Goiana: Atendendo TAC do Ministério Público, Câmara reabre inscrições do concurso, modifica calendário do certame e define requisitos mínimos para cargo de técnico em arquivo

  A Câmara Municipal de Goiana e o IAUPE - Concursos, comunicam aos participantes do concurso público que, em decorrência do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) nº 002/2022, formulada perante o Ministério Público do Estado de Pernambuco - MPPE, será reprogramada a aplicação das provas objetivas de conhecimentos.  No referido TAC, formulado pela promotora Patrícia Ramalho, a Câmara Municipal também compromete-se a alterar os requisitos para preenchimento das vagas de Técnico de Arquivo, trazendo também como requisitos, além do Ensino Médio Completo, os seguintes: a) treinamento específico em técnicas de arquivo em curso ministrado por entidades credenciadas pelo Conselho Federal de Mão-de-Obra, do Ministério do Trabalho, com carga horária mínima de 1.110 hs. nas disciplinas específicas (art. 1º, inciso V); b) registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho (art. 4º); Em breve serão divulgados um novo Edital e um novo Calendário de Atividades, visando recepcionar a

Gasolina mais barata em Goiana é vendida por R$ 5,47

  Foto: Ilustrativa  A gasolina do tipo C (comum) mais barata na região do Mata Norte de Pernambuco está sendo ofertada por R$ 5,47, o litro, em um posto de combustível Dislub localizado na PE-75 na cidade de Goiana. O preço foi registrado às 7h45 desta quarta-feira (10).  Pesquisa feita pelo Blog do Eduardo França.

Homem morre após passar mal e perder controle de moto enquanto voltava do trabalho

  Um home morreu após passar mal e perder o controle da moto que pilotava enquanto voltava do trabalho, na tarde dessa segunda-feira (8), no bairro Bodocongó, em Campina Grande. Conforme apurou o Notícia Paraíba, o acidente aconteceu na Avenida Portugal, às margens do açude do Bodocongó, quando o veículo qu a v´tima estava colidiu contra uma mureta.  A vítima, identificada Antônio Clovis, de 62 anos de idade, não resistiu ao ferimentos e morreu ainda no local. Seu Antônio havia saído pouco tempo antes do supermercado onde trabalhava como açougueiro. O corpo foi recolhida para perícia no Instituto de Polícia Científica (IPC). As causas da morte estão sendo investigadas.

Homem é executado com tiros na cabeça na imediações de feira pública

  Um homem foi assassinado com tiros de aram de fogo na cabeça, na madrugada deste sábado (30), nas imediações da feira de frutas, da Cidade de Taperoá, no Cariri paraibano. Conforme apurou o Notícia Paraíba, o caso aconteceu por volta das 1h, quando a vítima, popularmente conhecida como "Pezinho" foi executada. Segundo a Polícia Militar, a suspeita inicial é de o homicídio tenha se tratado de uma vingança, tendo em vista que a vítima tinha passagem criminal por um assassinato com características semelhantes ao seu. A autoria e motivação do crime seguem sendo investigadas pela Polícia Civil.

Prefeitura de Goiana instala nova coberta do ponto do Mototáxis

  A Prefeitura de Goiana através da Sestran, tendo como secretário Rômulo Lamenha, em parceria com a associação dos mototáxistas, instalou a nova coberta no ponto da feira.  Em breve virá instalação de novos pontos na cidade.

Jovem fica gravemente feridos em colisão frontal entre carro e moto em Caaporã

  Um jovem ficou gravemente ferido em uma colisão envolvendo um carro e uma moto, na tarde dessa sexta-feira (5), na PB 044 em Caaporã, cidade da Região do Litoral sul da Paraíba