RADAR POLÍTICO 365


Jair Bolsonaro aciona STF contra lockdown em três estados

 

Presidente Jair Bolsonaro acionou STF para impor ‘limites’ a decretos estaduais Foto: PR/Marcos Corrêa

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) entrou nesta quinta-feira (27) com uma nova ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra medidas restritivas impostas por governadores para conter o avanço da pandemia. O pedido é para derrubar decretos de Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Norte.

O governo alega que os estados não têm autorização legal para determinar, unilateralmente, “toques de recolher” e “lockdown”.

– A decretação de medidas de fundo sanitário com trágicas consequências para os direitos das pessoas somente pode ser viabilizada por meio de instrumentos institucionais compatíveis com a democracia e o Estado de Direito – diz um trecho da ação. O documento é assinado pelo próprio presidente e pelo advogado geral da União, André Mendonça.

Em março, Bolsonaro já havia entrado com uma ação para tentar derrubar decretos da Bahia, do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul, que determinaram “toques de recolher” como estratégia de enfrentamento da Covid-19. O pedido foi rejeitado pelo ministro Marco Aurélio Mello. Na ocasião, o decano do STF entendeu que caberia à AGU formalizar o pedido.

Desde o início da pandemia, o Supremo tem sido acionado para arbitrar a briga travada pelos entes federativos em torno das estratégias para conter o surto do novo coronavírus. Em abril do ano passado, os ministros decidiram que governantes locais têm autonomia para adotar medidas de quarentena e isolamento social. Na nova ofensiva contra os governadores, Bolsonaro deixa claro que não está contestando a prerrogativa, mas argumenta que “algumas dessas medidas não se compatibilizam com preceitos constitucionais inafastáveis”.

– Mais do que isso, essas medidas ignoraram a necessidade de promover a harmonização da proteção da saúde com outros direitos fundamentais que compõem a dimensão do mínimo existencial das pessoas, dentre eles o direito de trabalhar para a obtenção do sustento vital. Em decorrência de atos como o ora questionados, estima-se que milhões de brasileiros encontram-se impedidos pelo poder público local de exercer um dos mais básicos direitos do ser humano, que é o de lutar pela subsistência própria e familiar – afirma o presidente.

*Estadão

Comentários

Mais Vistas do Blog

Polícia Civil cumpre mandado e prende condenado por roubo em Goiana

PREFEITURA DE GOIANA DIVULGA EDITAL PARA SELEÇÃO DE FAMÍLIAS DO RESIDENCIAL GOIANA

PREFEITO MARCÍLIO RÉGIO ANUNCIA NOVA LIDERANÇA DO GOVERNO NA CÂMARA

HOMICÍDIO É REGISTRADO NO BAIRRO SEM TERRA, EM GOIANA

JOVEM GUIANDO MOTO DE ALTA CILINDRADAS FICOU FERIDO AO REALIZAR MANOBRA PERIGOSA NA REGIÃO CENTRAL DE AGRESTINA

POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA CONDENADO A 14 ANOS DE RECLUSÃO EM GOIANA