Eduardo Batista é autor do projeto que institui celebração do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana

 


O presidente da Câmara Municipal de Goiana, o vereador Eduardo Batista, é o autor do Projeto de Lei 021/2021, que define 2021 como o ano do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana, aprovado durante sessão ordinária, realizada no dia 11 de maio.


Nascida em 29 de agosto de 1821, a Junta Governativa tornou Goiana um importante centro político de Pernambuco, quando diversos líderes liberais, com tropas que haviam reunido nos engenhos à oeste deste município, entraram na sede da Vila e, com apoio dos políticos locais, declararam a primeira Junta Constitucional Provisória da Província. Diante deste fato, alguns historiadores conferem, em linguagem hiperbólica, a Goiana a primazia da autonomia do jugo português. E, por extensão, um protagonismo vanguardista na Independência do Brasil.


No projeto, Eduardo Batista defende que o Bicentenário da Junta Governativa de Goiana seja celebrado, sempre que oportuno, no âmbito de todo o município, em especial, nas práticas pedagógicas da rede municipal de ensino. Por este motivo, o presidente do Poder Legislativo se reuniu com o vice-prefeito e secretário de Educação, Fernando Veloso, nesta quarta-feira (12/05).


“É muito importante que os nossos jovens saibam mais sobre a rica história da nossa cidade. Por isso conversamos com o secretário de Educação. Tenho certeza que através de nossa iniciativa esta nobre página da história goianense, que tanto nos orgulha, será devidamente destacada nas nossas escolas e passará a ser de conhecimento de mais e mais pessoas”, ressaltou o presidente da Câmara.


Também participaram da reunião o Assessor Parlamentar da Câmara, Wilfred de Albuquerque Gadelha, um notório conhecedor da história do município,  o secretário de Articulação Política do Governo, Eudes Marconi Morais, e o diretor de Educação, Lenilton Morais.


ASCOM/CMG

Comentários

Mais Vistas do Blog

Homicídio no Centro de Goiana Deixa um Morto e Uma Ferida; Polícia Investiga Ligação com Tráfico

Ex-presidiário é executado com vários tiros de dentro de casa em Itaquitinga

Confusão na Prefeitura de Goiana: Guarda hasteia bandeira ao confundir ex-prefeito com o atual

Operação Conjunta da PM e Guarda Municipal Prende Membros da Facção Nova OKD em Goiana

Goiana Clama por Segurança: Até Quando Vamos Viver com Medo?

Pequeno Acidente é Registrado em Caaporã na Noite de Domingo