Eduardo Batista é autor do projeto que institui celebração do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana

 


O presidente da Câmara Municipal de Goiana, o vereador Eduardo Batista, é o autor do Projeto de Lei 021/2021, que define 2021 como o ano do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana, aprovado durante sessão ordinária, realizada no dia 11 de maio.


Nascida em 29 de agosto de 1821, a Junta Governativa tornou Goiana um importante centro político de Pernambuco, quando diversos líderes liberais, com tropas que haviam reunido nos engenhos à oeste deste município, entraram na sede da Vila e, com apoio dos políticos locais, declararam a primeira Junta Constitucional Provisória da Província. Diante deste fato, alguns historiadores conferem, em linguagem hiperbólica, a Goiana a primazia da autonomia do jugo português. E, por extensão, um protagonismo vanguardista na Independência do Brasil.


No projeto, Eduardo Batista defende que o Bicentenário da Junta Governativa de Goiana seja celebrado, sempre que oportuno, no âmbito de todo o município, em especial, nas práticas pedagógicas da rede municipal de ensino. Por este motivo, o presidente do Poder Legislativo se reuniu com o vice-prefeito e secretário de Educação, Fernando Veloso, nesta quarta-feira (12/05).


“É muito importante que os nossos jovens saibam mais sobre a rica história da nossa cidade. Por isso conversamos com o secretário de Educação. Tenho certeza que através de nossa iniciativa esta nobre página da história goianense, que tanto nos orgulha, será devidamente destacada nas nossas escolas e passará a ser de conhecimento de mais e mais pessoas”, ressaltou o presidente da Câmara.


Também participaram da reunião o Assessor Parlamentar da Câmara, Wilfred de Albuquerque Gadelha, um notório conhecedor da história do município,  o secretário de Articulação Política do Governo, Eudes Marconi Morais, e o diretor de Educação, Lenilton Morais.


ASCOM/CMG

Comentários

Mais Vistas do Blog

Vereador de Goiana sofre acidente

ACIDENTE NA PE-75 EM GOIANA

Acidente Fatal na PE-062: Vítima Morre Após Colisão Frontal em Goiana

Tribunal de Contas recomenda realização de concurso público na prefeitura de Goiana

Polícia em Caaporã prende foragidos pela justiça

Ministério Público aponta irregularidades, pede afastamento de temporários e contratação imediata de aprovados em Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Alhandra; confira documento