Contra apagão, Bolsonaro edita decreto para energia reserva

 

Presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/Marcos Corrêa

Para aumentar a segurança do sistema elétrico brasileiro e evitar o desabastecimento de energia, o presidente Jair Bolsonaro editou um decreto que regulamenta a realização de leilões para contratar usinas “reservas” de geração de energia. A regulamentação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União(DOU) desta sexta-feira (28).

O país passa por uma crise hídrica após o período de chuvas, que terminou em abril. Foram registrados baixos níveis de armazenamento de água nos reservatórios de diversas usinas hidrelétricas brasileiras.

De acordo com o governo, a contratação dessa reserva de energia torna o sistema mais seguro e estável.

– Eventuais oscilações na demanda em razão de algum aumento no consumo ou em razão de flutuações na oferta devido à redução da geração em outras usinas podem ser supridas sem que haja interrupção na prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica. Em última análise, a contratação dessa reserva de capacidade torna o sistema mais seguro e estável – diz em nota a Secretaria-Geral da Presidência.

A definição do montante de reserva a ser comprado será feita pelo Ministério de Minas e Energia. A contratação, por sua vez, acontecerá por meio de leilão promovido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

– A garantia de suprimento de potência passa a ser cada vez mais relevante com as recentes alterações na matriz energética brasileira, que deixou de ser formada estritamente por hidrelétricas com reservatórios e termelétricas, passando a contar com relevante participação de fontes de geração variáveis e não controláveis (usinas eólicas, solares e hidrelétricas a fio d’água, ou seja, sem reservatórios) – diz anúncio do governo.

Comentários

Mais Vistas do Blog

Em Caaporã: Acidente entre ônibus da Jeep-Goiana e animal na PB 044

Efraim votou por aumento de cadeiras na Câmara Federal

Polícia Civil da Paraíba já apreendeu três armas com poder de fogo de derrubar até avião

Branco Mendes acompanha retomada das obras da PB-366, que liga Coremas a Aguiar, reforçando compromisso com o Sertão

EDUARDO BATISTA ENCERROU A GESTÃO INTERINA COM LEGADO CONSOLIDADO E FORÇA POLÍTICA RENOVADA

PROJETO CAPACITA CAAPORÃ!!!