2021 É O ANO DO BICENTENÁRIO DA JUNTA GOVERNATIVA DE GOIANA

 


O prefeito de Goiana, Eduardo Honório sancionou a lei n.° 2.458/2021 que reconhece o ano de 2021 como Bicentenário da Junta Governativa de Goiana, a ser celebrado no âmbito de todo o município e, em especial, nas práticas pedagógicas da rede municipal de ensino.


A proposta de lei foi de autoria do presidente da Câmara Municipal de Goiana, Eduardo Batista com aprovação da Casa e levada ao Poder Executivo. "É muito importante que os nossos jovens saibam mais sobre a rica história da nossa cidade", aponta o vereador.


HISTÓRIA

O ato aconteceu onze meses antes da Independência do Brasil. Uma parte da elite pernambucana aliada a alguns antigos participantes da Revolução Pernambucana de 1817 se uniram para desautorizar o governo do representante maior do monarca em Pernambuco, o general Luiz do Rego Barreto.


O grupo já havia decidido por um governo constitucionalista e instalou em Goiana uma Junta Governativa Provisória para governar Pernambuco seguindo as Cortes Constitucionais portuguesas que mandavam fazer eleições para as Juntas de cada província.


Em 5 de outubro de 1821, foi assinada a Convenção de Beberibe, um documento que resultou na autonomia de Pernambuco, com a deposição do governador, general Rego Barreto e com a expulsão dos exércitos portugueses do território pernambucano. Esse é um fato que coloca Goiana como protagonista de um processo emancipatório, que tornou Pernambuco independente antes do Brasil, tornando-se um importante centro político do nosso país.


👉🏼 Na imagem, podemos ver a logomarca apresentada pelo IHAGGO, desenvolvida pelo designer Raul Kawamura, que traz o detalhe arquitetônico da Igreja da Soledade para marcar as celebrações desse fato histórico envolvendo nossa cidade.

Comentários

Mais Vistas do Blog

Duplo homicídio em Goiana

Homens suspeitos de tráfico de drogas morrem em confronto com a polícia em Goiana

Eduardo Batista agradece ao povo de Goiana e reafirma compromisso com a cidade

Suspeitos de envolvimento com homicídio e tráfico de drogas são presos no Litoral Sul do Estado

Mulher de 45 anos é presa em Campina Grande após esfaquear namorado de 16 anos durante discussão por ciúmes

Coren-PE promove Mês da Enfermagem 2025 com programação na Zona da Mata