Todos Contra o Corona Vírus

Hospital Espanhol: um ano salvando vidas

 


22.04.20, sete da noite, sete ambulâncias chegam ao Hospital Espanhol, no bairro da Barra, em Salvador-Ba, transportando sete pacientes infectados pelo Coronavírus. Começa a funcionar o primeiro Centro de Tratamento Covid-19, 100% SUS, do Estado, no início da maior pandemia já enfrentada pela humanidade. #tbt


22.04.21, um ano depois: 4.013 internações, 2.474 vidas curadas, 1.084 óbitos e um hospital referência na Covid-19 e em humanização. #emtemporeal


As mais de mil vidas perdidas merecem respeito e dor. Todo o trabalho desenvolvido, incansavelmente, por cerca de 1.200 heróis da saúde que dão conta de 240 leitos, merece reconhecimento e celebração.


E assim foi feito! Uma solenidade de celebração por um ano do Hospital Espanhol, nesta penúltima quinta-feira de abril (22). Simples, com emoção, gratidão, espontaneidade e espírito de união em equipe. Como o perfil de atuação da Unidade.


O evento ocorreu na balaustrada superior externa, ao ar livre, com vista para a Bahia de Todos os Santos. Gestores, colaboradores e autoridades públicas do Estado se reuniram, em número reduzido, obedecendo às regras de distanciamento e praticando todos os cuidados necessários. Infelizmente, nem todos os colaboradores puderam participar, para não gerar aglomeração. E parte deles, por estar em assistência, nos leitos.


Uma benção conduzida por padre Gabriel Mota, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, abriu o momento de celebração. Um Pai-Nosso e uma Ave-Maria foram rezados em voz alta pelo grupo, sem que as mãos se entrelaçassem. Somente a fé, a gratidão e a esperança.


Falas cheias de emoção


O Diretor Geral do Hospital Espanhol Rômulo Cury agradeceu ao empenho e à dedicação da equipe e passou a palavra para o Diretor Médico, Roberto Badaró: “Nosso agradecimento a todos os profissionais que se doam e se dedicam a cuidar do paciente infectado que pode transmitir-lhe a doença. Muito mais do que oferecer ao doente condições estruturais para o seu tratamento, este Hospital oferece humanização! Conforto para o enfrentamento desta terrível doença que exige o isolamento e que esperamos vencê-la, com a vacinação e o trabalho intenso da Linha de Frente” – falou o infectologista que é referência no país.


O Secretário da Saúde Fábio Vilas-Boas, presente à celebração, foi o terceiro a falar: “Este Hospital passou cinco anos fechado. Graças a uma intervenção do Governador Rui Costa, junto à Justiça do Trabalho, conseguimos a cessão do imóvel para que pudesse ser reaberto. E agora está em plena operação. Assim permanecerá, enquanto a pandemia representar uma ameaça de vida para a população.” – explicou o Secretário da Saúde.


A ex-paciente Roqueline Uzeda que passou 20 dias internada no HE, no mês de março e intubada por uma semana, foi convidada à celebração para dar o seu relato: "Eu queria desistir. Pedi a Deus que me levasse. Mas a humanização deste Hospital, não me deixou sucumbir. Do maqueiro ao médico, todos me trataram com carinho e motivação. As videochamadas para a minha família e a música tocada no leito me fortaleceram".


Na sequência, dois colaboradores, foram convidados a receber um Certificado de Dedicação e Gratidão por um ano de serviços prestados ao Hospital Espanhol. Eles representaram todos os colegas que estão atuando na Unidade, desde a sua reabertura. Foram eles: Ângelo Gabriel Santana da França, da área administrativa, e Claudiana Pereira da área assistencial. Emocionados, em suas falas, relatando as dificuldades e as vitórias, eles emocionaram também os presentes.


No encerramento, o musicoterapeuta Marcos Barbosa que atua no Hospital desde maio de 2020, lembrou e reforçou a importância da música que une e que fortalece os pacientes e os colaboradores, nesta difícil jornada do cuidar e ser cuidado de uma doença devastadora como a Covid-19. A musicoterapia se tornou uma característica própria do HE. A música tem movido ações e corações, neste ano árduo de trabalho. E no seu inseparável violão, Marcos convidou a todos para juntos entoarem a música “Meu Abrigo”, do Grupo Melim.


Que o HE siga abrigando vidas e salvando vidas! Saúde Hospital Espanhol!



Fotos: _Paula Fróes_ / Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engenheira pernambucana vai comandar fábrica da Jeep em Goiana (PE)

Vereador Sargento Torres faz requerimento para que seja suspenso por 120 dias o desconto em folha dos empréstimos consignados dos Ativos e inativos da Prefeitura de Goiana