Vereadores tem participação decisiva para adesão de Goiana ao Consórcio que irá comprar vacinas contra Covid-19

 


Os vereadores goianenses se mobilizaram para incluir Goiana no Consórcio Nacional para compra de vacinas contra a Covid-19, liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), uma vez que o prazo para que as cidades façam a adesão termina na sexta-feira (5/3). Cientes da necessidade de agir com celeridade, na quarta-feira (3/3), os parlamentares se reuniram com a secretária de Saúde, Nádia Virgínia da Silva Chaves, para tratar da participação do município no referido consórcio e se juntar a dezenas de outras cidades pernambucanas que já formalizaram suas adesões.

Participaram desta mobilização os vereadores Eduardo Batista, Alexandre Carvalho, Ana Silveira, Pedro Henrique, Bruno Salsa, Renato Sandré, Carlos Viégas Júnior, Mário do Peixe, Ana Diamante, Xande da Praia, Edson da Farmácia, Ramon Aranha, André Rabicó, Cid do Caranguejo e Ibson Gouveia. Na ocasião, os parlamentares alertaram para a necessidade de Goiana sair na frente na corrida para a compra das vacinas, uma vez que o município conta com recursos suficientes para realizar este importantíssimo investimento em saúde pública.

O pleito dos vereadores foi acatado pela gestão municipal algumas horas após a reunião. O vereador e líder do governo na Câmara, Alexandre Carvalho, foi comunicado da decisão do prefeito Eduardo Honório. "A secretária de Saúde agiu rápido. Marcou uma reunião a noite com o prefeito. E, ele já autorizou a inserção de Goiana no consórcio para a compra das vacinas. A secretária ainda informou que já estará cadastrando o município nesta noite. Então, é mais uma vitória de todos os vereadores que se unem em prol de Goiana", ressaltou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Batista, destacou a eficiência das vacinas e a importância da união entre Câmara e Prefeitura na busca por soluções em tempos de pandemia. "As vacinas tem se mostrado eficazes contra a covid-19 em todo o planeta. Goiana não pode ficar para trás. É de suma importância que o município esteja na vanguarda da luta contra a pandemia, fazendo todo o possível para salvar vidas goianenses. Nosso intuito, enquanto vereadores, é auxiliar e indicar caminhos para que a gestão acerte e a população seja beneficiada. É muito bom perceber que a união entre os poderes Legislativo e Executivo, tão desejada pela população, esteja acontecendo e rendendo bons frutos em um momento tão difícil como este", disse Batista.

A previsão da FNP é de que a associação seja legalmente constituída até o dia 22 de março. Depois disso, ela irá atuar na aquisição de imunizantes, beneficiando-se de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, no 23 de fevereiro, aprovou, por unanimidade, a autorização para que os estados e municípios comprem e distribuam vacinas contra a Covid-19 caso o governo federal não cumpra as metas do Plano Nacional de Imunização.

ASCOM/CMG

Comentários