Dia Internacional das Mulheres e as homenagens para as Heroínas de Tejucupapo

  


8 de março, comemoramos o Dia Internacional das Mulheres

Exemplos de mulheres guerreiras, que em 1646, enfrentaram as tropas holandesas formadas por 600 homens que tentavam atacar a Vila de Tejucupapo. Onde no final do dia, depois de horas tensão e litros de água fervente, os estrangeiros foram derrotados com uma baixa de quase metade dos que chegaram para a batalha. 


Assim, as heroínas pernambucanas marcam a história da resistência brasileira contra a invasão holandesa no estado.

.

CONHEÇA UM POUCO MAIS DESTA HISTÓRIA


É de Pernambuco o primeiro registro da participação de mulheres em um conflito armado.


A data exata não se sabe ao certo, mas foi por volta do dia 23 de abril de 1646, quando cerca de 600 holandeses, com muitas baixas após outras batalhas no Recife, com fome e sem muitas perspectivas de voltar ao país natal, saíram pelo Forte Orange, na Ilha de Itamaracá, com destino à comunidade de Tejucupapo.


Eles queriam roubar alimentos e outros mantimentos. Os holandeses acreditavam que o domingo seria o melhor dia para a investida, pois era dia de feira no Recife, local onde os homens da comunidade vendiam parte da produção e da pesca.


Não demorou muito para que a comunidade ficasse sabendo do ataque. A reação foi organizada pelas mulheres, sendo as principais lideranças Maria Camarão, Maria Quitéria, Maria Clara e Joaquina.


Enquanto os pouco homens que ficaram na comunidade se preparavam para o combate a tiros, as mulheres ferveram água com pimenta nos seus tachos e panelas de barro e esperaram os holandeses nas trincheiras que haviam construído. A inteligência e a combatividade das mulheres foram o elemento surpresa na batalha, pois os holandeses não esperavam resistência ao ataque.


No fim do dia, depois de horas e litros de água fervente, os estrangeiros foram derrotados com uma baixa de quase metade dos que chegaram para a batalha. Assim, as heroínas pernambucanas marcaram a história da resistência contra a invasão holandesa no estado.

.


@descubrapernambuco

@diariodepernambuco

@visitegoiana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engenheira pernambucana vai comandar fábrica da Jeep em Goiana (PE)

Vereador Sargento Torres faz requerimento para que seja suspenso por 120 dias o desconto em folha dos empréstimos consignados dos Ativos e inativos da Prefeitura de Goiana