POLÍCIA FEDERAL DEFLAGROU A "OPERAÇÃO PROMUS" EM PERNAMBUCO.

 








A Polícia Federal, em atuação conjunta com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e Ministério Público Federal, através da Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista em Pernambuco deflagrou na manhã desta sexta-feira (22), a Operação Promus, para desarticular organização criminosa especializada na prática de fraudes previdenciárias.

O grupo investigado atuava em benefícios de aposentadoria por tempo de contribuição a partir de complementação de período contributivo mediante recolhimentos na categoria de empregado doméstico, sem a devida comprovação da atividade. 

Foram cumpridos 05 (cinco) Mandados de Busca e Apreensão, nas cidades do Recife/PE e Moreno/PE, expedidos pela 36ª Vara da Justiça Federal no Recife/PE, mediante mobilização de 19 (dezenove) Policiais Federais e 03 (três) servidores da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT), da Secretária Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia.

O fato foi identificado a partir da análise em 10 (dez) processos concessórios de Aposentadoria por Tempo de Contribuição, por parte da CGINT, oriundos da Agência da Previdência Social Paulista/PE, que fazia parte do material apreendido durante a Operação Garoa, deflagrada pela Força-tarefa em 2018, onde ficou evidenciado o “modus operandi” mencionado. 

De acordo com a CGINT, o prejuízo estimado em decorrência do pagamento indevido de 10 (dez) benefícios foi de aproximadamente R$ 700 mil reais e uma economia em pagamentos futuros na ordem de R$ 3 milhões de reais, considerando-se a expectativa de sobrevida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), caso o esquema fraudulento não tivesse sido detectado. A economia futura está adstrita, neste caso, a continuação do pagamento de 04 (quatro) dos benefícios analisados, haja vista os outros 06 (seis) terem sido cessados anteriormente por ação do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. 

No decorrer da análise, foram identificados mais de 260 (duzentos e sessenta) processos de aposentadorias por tempo de contribuição, nas mesmas condições, que serão encaminhados ao INSS para providências ao seu cargo, o que possivelmente elevará o montante do prejuízo futuro. 

O nome da operação, “PROMUS”, vem do latim, que significa MORDOMO, em alusão ao modus operandi utilizado pela Organização Criminosa que complementava o tempo de contribuição dos beneficiários envolvidos, mediante recolhimento de contribuição com vínculo de doméstico.  

Comentários