Por conta da covid-19, eleitores vão precisar seguir protocolos de segurança na hora da votação

Por conta da covid-19, eleitores vão precisar seguir protocolos de segurança na hora da votação

Os critérios de prevenção contra o coronavírus foram adotados pelo TRE - Foto: José Cruz/ABr


No Brasil inteiro, os eleitores estão na expectativa para a escolha dos prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. O primeiro turno das eleições 2020 acontece no próximo domingo (15). Este ano, por conta da pandemia da covid-19, será preciso respeitar alguns protocolos adotados pela Justiça Eleitoral. O segundo turno será realizado no dia 29 de novembro.  

No próximo domingo (15), acontece o primeiro turno das eleições 2020. No Brasil inteiro, os eleitores estão na expectativa para a escolha dos prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. 

Neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, os eleitores vão precisar seguir esse ano protocolos de segurança contra a covid-19 na hora da votação adotados pela Justiça Eleitoral.

Horário

Horário de votação ampliado: 7h da manhã até as 17h. Porém, de 7h às 10h será preferencial para maiores de 60 anos.  

Eleitores

  • Máscaras: uso obrigatório, sem ela o eleitor não poderá votar. Caso seja necessário, o mesário pode pedir que o eleitor se afaste e abaixe a máscara para conferir a foto na identidade.  
  • Distanciamento: será exigido mínimo de 1 metro.  
  • Comida: não será permitido comer ou beber nada na fila de espera. A medida é para evitar que as pessoas tirem a máscara. 
  • Álcool em gel: será distribuído em todas seções para que os eleitores limpem as mãos antes e depois da votação. 
  • Caneta: o TSE recomenda que os eleitores levem sua própria caneta para assinar presença no caderno de votação. 
  • Higienização das urnas: os equipamentos não serão higienizadas pois isso poderia danificar as urnas. Por conta disso, os eleitores deverão higienizar as mãos antes e depois de votar. 

Mesários

Mesários receberão máscaras e terão que trocá-las a cada quatro horas, usar álcool e uma proteção facial de acetato (face shield), que terá de ser usada o tempo todo. 

Segundo turno

Caso haja segundo turno, a retomada da votação será realizado no dia 29 de novembro.

Comentários