Vereadores derrubam veto do prefeito e garantem direitos às crianças deficientes e com mobilidade reduzida em Goiana


Confirmando mais uma vez o compromisso da atual legislatura com a população goianense, os vereadores da Câmara Municipal de Goiana derrubaram, nessa terça-feira (04/08), por unanimidade, o veto do prefeito ao Projeto de Lei nº 018/2020, que beneficiaria inúmeras crianças deficientes de nosso município. O Projeto, de autoria do vereador Quinho Fenelon (MDB), trata da instalação, nas áreas públicas e/ou privadas de uso público no município de Goiana, de no mínimo 5%, de brinquedos acessíveis, adaptados e desenvolvidos para o lazer e recreação das crianças com deficiência e/ou com mobilidade reduzida.

De acordo com o autor do projeto, o objetivo do projeto é dar efetividade, em âmbito municipal, à Lei nº 10.098/2000 (que trata da promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida) e da Lei nº 13.443/17 (que versa sobre a obrigatoriedade da oferta em espaços de uso público, de brinquedos e equipamentos de lazer adaptados para utilização por pessoas com deficiência, inclusive visual, ou com mobilidade reduzida) - a fim de promover, definitivamente, a integração social das crianças portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Na Mensagem de Veto do Poder Executivo, o prefeito alegou que o projeto estaria eivado de vício de legalidade formal e se opôs com veto total a proposta.

No plenário da Casa José Pinto de Abreu, Quinho Fenelon disse estar surpreso com o veto do gestor do Poder Executivo e criticou a postura do prefeito municipal, "É lamentável o ato de insensibilidade e de desrespeito do prefeito em vetar o projeto nº 018/2020. Com a votação de hoje, reiteramos a proposta do nosso projeto e a derrubada do veto, um veto totalmente insensível e desrespeitoso com as crianças e suas famílias, que também tem o direito de brincar e interagir com outras crianças. Desejamos assim que o município respeite o mínimo de 5% na instalação dos próximos brinquedos", disse.

"Nosso papel como vereador é contribuir para a formação de uma sociedade inclusiva, e tornar nossa sociedade mais justa, solidária, receptiva e preparada para acolher e compreender as diferenças. É uma propositura de alta relevância social, humanitária e necessária. Com esse projeto esses espaços irão assegurar com que as crianças com deficiência sejam incluídas na vida de suas comunidades. O sorriso de uma criança pode estar a uma ação de distância. Crianças com deficiência ou com mobilidade reduzida também têm o direito de brincar e serem felizes", defendeu.

Por fim, o Projeto de Lei (PL) nº 018/2020 foi encaminhado para promulgação pelo prefeito municipal. Se porventura o chefe do Poder Executivo não sancionar a proposta em até 15 dias, o PL retornará para o Poder Legislativo e será promulgado pelo presidente da Câmara, Carlinhos Viégas (PSB).

Ascom Câmara Municipal de Goiana

Comentários

Mais Vistas do Blog

Duplo homicídio em Goiana

Homens suspeitos de tráfico de drogas morrem em confronto com a polícia em Goiana

Eduardo Batista agradece ao povo de Goiana e reafirma compromisso com a cidade

Suspeitos de envolvimento com homicídio e tráfico de drogas são presos no Litoral Sul do Estado

Mulher de 45 anos é presa em Campina Grande após esfaquear namorado de 16 anos durante discussão por ciúmes

Coren-PE promove Mês da Enfermagem 2025 com programação na Zona da Mata