Pular para o conteúdo principal

Coronavírus: Senado aprova adiamento das eleições 2020

Agência Brasil
O Senado aprovou, na sessão dessa terça-feira (23), o adiamento do primeiro turno das eleições municipais de 4 de outubro para o dia 15 de novembro. Assim, a data do segundo turno passa para o dia 29 de novembro. O adiamento das eleições em seis semanas se dá em virtude do cenário epidemiológico do novo coronavírus (covid-19) no Brasil e a consequente necessidade de se evitar aglomerações.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o tema foi votada em dois turnos na sessão desta terça-feira e agora segue para Câmara dos Deputados. Por se tratar de uma PEC, são necessários três quintos de votos favoráveis em dois turnos. No Senado, são 49 votos; na Câmara, 308 votos.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o tema foi relatada pelo Senador Weverton Rocha (PDT-MA). O relatório também confere ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a prerrogativa de definir os horários de funcionamento das sessões eleitorais, bem como eventuais medidas de distribuição dos eleitores nas sessões para minimizar os riscos de aglomeração nos dias de votação.
O relator também atendeu a um pedido do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, e deixou uma espécie de “janela” que dá poderes ao tribunal para fazer nova alteração na data das eleições, de forma pontual, em municípios nos quais ainda se verifiquem condições sanitárias arriscadas. Caso o adiamento, em virtude da pandemia da covid-19, for necessário em todo um estado, a autorização de novo adiamento deverá ser feita pelo Congresso Nacional. Esses adiamentos só poderão ocorrer até 27 de dezembro.
Além disso, o TSE também poderá ampliar hipóteses de justificativa eleitoral nos casos em que a epidemia não desacelere e eleitores não se sintam seguros a sair para votar. O próprio relator sinalizou positivamente sobre a possibilidade do Congresso, caso seja necessário, aprovar anistia para os que não forem votar.
Weverton passou a última semana conversando com médicos, epidemiologistas e membros do TSE, como o presidente da Corte, além de líderes da Câmara e do Senado. O Senado promoveu duas sessões de debates sobre o tema. A primeira teve a participação apenas dos senadores. Já a segunda também teve a participação de Barroso e de especialistas da área de saúde, bem como de advogados e do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glaudemir Aroldi.
Após ouvir todas as opiniões por vários dias, Weverton finalizou seu relatório. Ele alterou a proposta original da PEC 18, que propunha a realização do primeiro turno no dia 6 de dezembro. “Essa ideia não saiu daqui do senado. Fomos provocados pela realidade que estamos vivendo. Não se trata de uma questão política, se trata de uma questão sanitária”, disse Weverton durante a sessão dessa terça.
Alguns senadores apresentaram emendas para o relatório. Dentre elas, a realização do primeiro turno em dois dias, em vez de um; e a instituição do voto facultativo no Brasil. O relator rejeitou as propostas. “Tomar essa providência nesse momento poderia representar sério desincentivo à participação dos eleitores”, argumentou Weverton ao rejeitar a sugestão de voto facultativo”.

Adiamento por dois anos

Alguns senadores sugeriram o adiamento das eleições por dois anos, com a consequente prorrogação do mandato dos atuais prefeitos e vereadores, para estabelecer a coincidência de mandatos destes com governadores, deputados estaduais, federais, senadores e o presidente da República. “Há incertezas científicas em relação a essa pandemia. E há certezas, como o isolamento social como sendo a melhor forma de prevenção. Isso me põe a afirmar que a realização de eleições este ano são uma temeridade”, disse o líder do Democratas, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
Na segunda-feira (22), durante a segunda sessão de debates, o presidente do TSE já havia expressado sua temeridade em relação a ideia de não se fazer eleição em 2020. Barroso esclareceu que há um problema constitucional nessa prorrogação de mandatos, uma vez que a periodicidade dos mandatos é uma cláusula pétrea da Constituição, ou seja, não pode ser alterada.
“A única possibilidade de se prorrogarem mandatos é se chegarmos ao final de dezembro e as autoridades médicas nos digam 'isto é dramático do ponto de vista de saúde pública'. E aí, diante da emergência, a gente delibera com a emergência”, disse Barroso, na ocasião.
O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), seguiu o raciocínio do magistrado. Para ele, o Congresso não pode “aproveitar a carona do vírus para dar mais dois anos de mandato” a prefeitos e vereadores. Weverton também não acolheu essa ideia. No entanto, defendeu que se o cenário epidemiológico estiver caótico a ponto dos médicos não recomendarem eleições em novembro ou dezembro, o Congresso terá respaldo para discutir a prorrogação de mandatos sem ferir a Constituição, algo que, na avaliação do relator, ainda não se verifica.

Comentários

BLOG NO YOUTUBE

Visualizações

Arquivo

Mostrar mais

Mais Notícias

Câmara Municipal de Goiana reabre inscrições e divulga novo calendário de atividades do concurso público

Em decorrência do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) nº 002/2022, formulado perante o Ministério Público do Estado de Pernambuco – MPPE, a Câmara Municipal de Goiana está divulgando um novo calendário de atividades do concurso público. A alteração na programação do certame acontece diante da necessidade de alterar os requisitos exigidos para preenchimento das vagas de Técnico de Arquivo. Isto ocorre sem prejuízos para os participantes do concurso. Pois, no site da banca responsável pelo certame (www.upenet.com.br) foram publicados dois formulários, o primeiro para restituição da taxa de inscrição para o cargo de técnico de arquivo, e o segundo para substituição do cargo técnico de arquivo. Além disso, também foram publicados os comunicados nº 4 e nº 5, que tratam da opção para mudança de cargo ou restituição da taxa de Inscrição e dos procedimentos para substituição ou restituição da taxa de inscrição para os inscritos no cargo de técnico de arquivo e reabertura de inscrições, respe

PREFEITURA DE GOIANA REALIZA ENTREGA DE CARTEIRAS DO PROGRAMA DO ARTESANATO BRASILEIRO (PAB)

  A prefeitura de Goiana, através da AD Goiana, em parceria com o SEBRAE, realizou nesta quinta-feira (11.08) a entrega das carteiras do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), em cerimônia na praça João Pessoa, no centro da cidade, para 26 artesãos goianenses. Os que receberam as carteiras, já haviam feito o cadastro anteriormente na própria AD Goiana. O documento é válido em todo o território nacional e garante uma série de benefícios como, formalização de seus trabalhos, participação em feiras, cursos de capacitação e facilidades para aquisição de créditos bancários, dentre outros. "Essa é mais uma valorização da nossa gestão ao setor e à nossa cultura, ampliando as oportunidades e renda para os nossos artistas", avaliou o diretor-presidente da AD Goiana, Carlos Torres Filho. A prefeitura de Goiana busca fomentar o empreendedorismo e reafirma a importância de formalizar essa atividade artesanal no município que já tem o artesanato como referência e relevância no Brasil e

IPSEC (Instituto de Previdência Social Dos Servidores Municipais de Caaporã) realizará o CENSO cadastral

  Na próxima terça-feira dia 16/08/2022 o IPSEC (Instituto de Previdência Social Dos Servidores Municipais de Caaporã) realizará o CENSO cadastral, funcional, social e previdenciário dos servidores públicos ativos titulares de cargo efetivo, dos aposentados e pensionistas. O período de recadastramento será do dia 16/08/2022 a 23/09/2022 e acontecerá no auditório da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, na rua Salomão Veloso, centro, Caaporã-PB. O horário de atendimento será das 08:00h às 17:00h, de segunda à sexta. Os atendimentos para a realização do recadastramento serão feitos pelo mês de aniversário do servidor conforme datas especificadas e divulgadas nas redes sociais. Os servidores deverão apresentar toda a documentação pessoal e de seus dependentes originais. O período de 20/09 a 23/09 será exclusivo para o atendimento aos casos especiais, mediante agendamento que devem ser requeridos no local de atendimento do censo. Em conformidade com o Decreto 108/2022 o servidor ativo, apose

CLAG-CLUBE DE LEITURA E ARTES DE GOIANA, promoveu na sede do IHAGGO um sarau poético

  Na noite deste sábado, dia 13, o CLAG-CLUBE DE LEITURA E ARTES DE GOIANA, promoveu na sede do IHAGGO, Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Goiana, um sarau poético em homenagem ao casal Janete e Rubens Belarmino, diretores da Nova FM de Goiana, pelo apoio e colaboração na divulgação e valorização da arte e cultura deste importante município da Mata Norte de Pernambuco. Na ocasião o casal se fez acompanhar por Herlon Pontes e pelos comunicadores Jader de Andrade, Laércio Santos e Cabral Filho apresentadores dos programas, Jader na Nova, Para Todos e Show de Bola. Severino Ramos, (Bill) presidente do CLAG, ressaltou a importância desse apoio para a arte e a cultura goianense. O sarau contou com a participação dos poetas Professor Carlos Bomfim, Edivaldo Lima Cordelista e Bill . Além das poesias de Mário Serrano, Professora Mazé Nunes, Laura Sivini e Professora Rose Mary Viegas que fez uma poesia em homenagem ao casal. O Sarau poético teve a participação também de Paulo que

Dono de motel mata a tiros suspeito de assalto que teria invadido estabelecimento

  Um dono de um motel matou a tiros de arma de fogo um jovem que teria invadido o estabelecimento durante uma tentativa de assalto, na tarde dessa quarta-feira (10), em Sousa, no Alto Sertão da Paraíba. Conforme o tenente-coronel Guedes informou ao Notícia Paraíba, a Polícia Militar recebeu por volta das 14h0, um chamado denunciando um homicídio no motel, que fica localizado às margens da BR-230. Com isso, quando os policiais chegaram no local encontraram a esposa do proprietário que informou que o marido havia atirado contra o jovem após esse pular o muro do estabelecimento, se dirigir até ele, pedir dinheiro e depois, por não conseguir o que queria, atentar contra avida do homem com duas facas. O local foi isolado para a chegada da perícia e diligências feitas em busca do dono do motel, que ainda não foi localizado. O corpo foi recolhido para perícia e a motivação e autoria do crime seguem sendo investigadas pela Polícia Civil.

Gasolina mais barata em Goiana é vendida por R$ 5,47

  Foto: Ilustrativa  A gasolina do tipo C (comum) mais barata na região do Mata Norte de Pernambuco está sendo ofertada por R$ 5,47, o litro, em um posto de combustível Dislub localizado na PE-75 na cidade de Goiana. O preço foi registrado às 7h45 desta quarta-feira (10).  Pesquisa feita pelo Blog do Eduardo França.

Goiana: Atendendo TAC do Ministério Público, Câmara reabre inscrições do concurso, modifica calendário do certame e define requisitos mínimos para cargo de técnico em arquivo

  A Câmara Municipal de Goiana e o IAUPE - Concursos, comunicam aos participantes do concurso público que, em decorrência do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) nº 002/2022, formulada perante o Ministério Público do Estado de Pernambuco - MPPE, será reprogramada a aplicação das provas objetivas de conhecimentos.  No referido TAC, formulado pela promotora Patrícia Ramalho, a Câmara Municipal também compromete-se a alterar os requisitos para preenchimento das vagas de Técnico de Arquivo, trazendo também como requisitos, além do Ensino Médio Completo, os seguintes: a) treinamento específico em técnicas de arquivo em curso ministrado por entidades credenciadas pelo Conselho Federal de Mão-de-Obra, do Ministério do Trabalho, com carga horária mínima de 1.110 hs. nas disciplinas específicas (art. 1º, inciso V); b) registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho (art. 4º); Em breve serão divulgados um novo Edital e um novo Calendário de Atividades, visando recepcionar a

Homem morre após passar mal e perder controle de moto enquanto voltava do trabalho

  Um home morreu após passar mal e perder o controle da moto que pilotava enquanto voltava do trabalho, na tarde dessa segunda-feira (8), no bairro Bodocongó, em Campina Grande. Conforme apurou o Notícia Paraíba, o acidente aconteceu na Avenida Portugal, às margens do açude do Bodocongó, quando o veículo qu a v´tima estava colidiu contra uma mureta.  A vítima, identificada Antônio Clovis, de 62 anos de idade, não resistiu ao ferimentos e morreu ainda no local. Seu Antônio havia saído pouco tempo antes do supermercado onde trabalhava como açougueiro. O corpo foi recolhida para perícia no Instituto de Polícia Científica (IPC). As causas da morte estão sendo investigadas.

Prefeito de Goiana poderá concorrer a reeleição em 2024

  Sempre um passo a frente, Goiana já esta de olho nas eleições 2024. O atual  prefeito Eduardo Honório acaba de receber a notícia de que poderá concorrer a reeleição. O Ministério da Justiça foi favorável à nova candidatura do prefeito, o qual atuou como vice da gestão anterior.  Segundo a decisão, a função temporária do vice, na qualidade de mero substituto do chefe da administração, não se confunde com a condição  atribuída ao sucessor, sobre o qual inclusive, recaem as desincompatibilizações e inelegibilidades inerentes ao cargo de prefeito, principal gestor da máquina pública.  Sendo assim, o candidato esteve à frente da gestão local apenas na condição de substituto, sem que verificada nenhuma burla à norma constitucional, razão porque contra ele não deve incidir a restrição prevista na Constituição Federal. Fonte: Fala PE 

Eduardo Batista, Joaquim Lira e Eriberto Medeiros recebem apoio de uma multidão

  Na segunda-feira (08/08), no Clube Saboeira, o presidente da Câmara Municipal de Goiana, Eduardo Batista, e seus apoiadores realizaram o mega evento "Vamos juntos por Goiana", que serviu de plataforma para apresentar as pré-candidaturas dos deputados Joaquim Lira e Eriberto Medeiros. Batista conseguiu reunir, em plena segunda-feira a noite, uma verdadeira multidão e importantes lideranças municipais como, por exemplo, Alexandre Borracha, Mago do Hospital, Mário da Igreja, Paulo Henrique, Gilson da Informática, Jeferson do Cartório, Irmão Levi, Djalma do Povo, Raquel Basílio, Zé da Pedra, Fernandinho de Ponta de Pedras, Wilfred Gadelha, entre outros. Diversas agremiações e grupos culturais também fizeram questão de participar do evento como, por exemplo, o Caboclinhos Carijós, a Escola de Samba Mocidade Independente da Nova Goiana, o Pé de Serra Trio Forró Pisada Quente, a Burrinha Diamante e o Boi carinhoso e Cavalo Melado. Através das suas redes sociais, Eduardo Batista ma