O QUE SIGNIFICA LOCKDOWN E QUAL A DIFERENÇA ENTRE LOCKDOWN E DISTANCIAMENTO SOCIAL?



 



 “Lockdown” é uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Se essa medida for tomada em Pernambuco ou em algumas cidades, significa que as pessoas não poderão circular pelas ruas, poderá haver barreiras nas entradas das cidades impedindo que carros e outros veículos entrem no município e estabelecimentos essenciais sofrerão novas regras, limitando ainda mais o número de pessoas dentro e fora desses estabelecimentos.

Lockdown: como funciona?

As regras variam de acordo com o local adotado, mas os cidadãos só podem sair à rua por motivos de emergência. Basicamente, ficam abertos farmácias, hospitais, supermercados e outros locais que prestem serviços considerados essenciais. O trânsito pela região também é parcialmente ou totalmente suspenso. Em alguns casos, rodoviárias, estações de trem e aeroportos são fechados e só é permitido ultrapassar a fronteira por motivo de emergência ou a trabalho.

Qual a diferença entre lockdown e distanciamento social?

O distanciamento social prega que as pessoas fiquem longe o bastante das outras, mas não é uma imposição de Estado. O objetivo é restringir a disseminação do vírus pela distância, visto que, até onde se sabe, novo coronavírus não é transmitido pelo ar, mas por gotículas da saliva. Por isso, recomenda-se a distância de pelo menos 1 metro das outras pessoas. Estudos mostram, por outro lado, que um espirro pode espalhar as partículas por até 8 metros.

Comentários