Secretaria de Saúde estabelece medidas de prevenção contra coronavírus em Caaporã

Embora sem confirmação de casos na Paraíba, o município de Caaporã, no Litoral Sul da Paraíba, adotou medidas preventivas para esclarecer a população sobre a prevenção ao coronavírus. O Governo do Estado decretou situação de emergência preventiva.
A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde Municipal de Caaporã, leva em consideração a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde, de 30 de janeiro de 2020, em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus. Além disso, nesta segunda-feira (16), representantes de órgãos municipais estiveram reunidos com o Governo do Estado para discutir medidas de prevenção.
Amanda Pereira, Secretária de Saúde de Caaporã informou que reuniu alguns profissionais da saúde caaporense para definir ações de informação aos moradores.
“É necessário adotar os princípios básicos de higiene e informar a população sobre as formas de prevenção, foi isso que traçamos nesta segunda-feira com nossa equipe. Faremos ações de orientação nas escolas e público em geral, esclarecendo sobre sintomas e prevenção”, disse a Secretária.
O prefeito Kiko Monteiro enfatizou que todas as medidas são preventivas e reforçou todo apoio da Prefeitura nas ações da Saúde Municipal. “A hora é de prevenção e de cuidado pessoal, principalmente com as pessoas que fazem parte do grupo de risco”, pontuou o gestor.
Coronavírus – A infecção pelo vírus apresenta centenas casos confirmados globalmente, principalmente em cidades da China, inclusive com óbitos. Os registros de casos começaram em dezembro de 2019 e hoje as notificações já atingem outros países, como Coréia do Sul, Tailândia, Japão e Estados Unidos.
Transmissão – Em humanos, o novo coronavírus pode ser transmitido pelas gotículas respiratórias, por tosse e espirros em curta distância, sendo também transmitido por objetos contaminados. O vírus pode se disseminar no ar, afetando principalmente pessoas com a imunidade debilitada.
O período de incubação do Coronavírus é de cerca de 2 a 7 dias, podendo chegar a 14 dias.
Sintomas – Casos mais leves podem parecer com gripe ou resfriado comum, com tosse, febre e dificuldade para respirar. Já casos mais graves podem evoluir para pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave.

Comentários